O que é o bullying? O bullying é uma violência física verbal, psicológica, racial ou relacional, praticada contra crianças, jovens e adultos. Essa agressão pode ocorrer na escola, na rua, em casa ou no trabalho, onde é conhecido como assédio moral. No bullying tradicional o agressor intimida e agride fisicamente ou verbalmente sua vitima. Na escola tudo começa com roubo e a danificação de materiais da vitima. Já o cyberbullying é praticado na internet nas redes de relacionamento. Postar imagens, textos, vídeos ou qualquer material que suje o caráter de uma pessoa, além de crime é considerado cyberbullying. Essa pratica vem crescendo entre os usuários das redes de relacionamento. No bullying tradicional às vitimas costumam ter aparência física frágil e instabilidade emocional. Já no cyberbullying o agressor não precisa ser forte fisicamente para cometer esse crime. Infelizmente, estão sendo criadas novas formas de humilhação nas redes de relacionamentos.
As marcas do bullying na vida das pessoas:
As marcas que ficam nas vítimas de bullying são muito fortes e infelizmente, na maioria das vezes mudam permanentemente a vida das vitimas. As marcas mais comuns são: Depressão, baixa auto-estima, muita dificuldade em relacionamentos sociais e muitas vezes transtornos de ansiedade e disposição ao suicido.
Mudar de escola resolve?
Existe uma crença de que mudar de escola ou mudar de cidade vai fazer que a pessoa deixe de ser vitima. Isso não funciona, pois o padrão comportamental da pessoa em questão vai fazer com que seja atacada em qualquer lugar. Vai virar alvo na casa nova, na escola nova ou em qualquer lugar que esteja. O problema é o padrão comportamental que predispõe uma pessoa a ser vitima e esse padrão é exatamente o que precisa mudar. Nesse ponto o atendimento psicológico de orientação comportamental é essencial.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluircaros:
ResponderExcluir.... no nosso cotidiano, nada nem ninguem, melhor que os alunos de escolas publicas para; saber diferenciar, esse crime com uma simples bricadeira!., hoje vivemos em um mundo, onde o preconceito predomina a vida das pessoas !., mais com conselhos,exemplos e amor ao proximo,. podemos reverter essa prática. sim nois podemos basta querer !