quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Desigualdades sociais

Notas sobre ricos e pobres
“[...] O mundo já foi comparado com uma espaçonave dividida em classes. Menos de uma quinta parte da população mundial viaja confortavelmente de primeira classe e consome 80% dos recursos naturais disponíveis. A maioria dos passageiros (...) os povos dos países pobres, onde vivem 80% da população mundial (...) ocupa o compartimento de carga e consome os 20% restantes. Três em cada quatro passageiros do compartimento de carga padecem de fome e desnutrição. Três em cada quatro não têm acesso adequado à água e vivem sem conforto algum [...]” {dados de O desafio do desenvolvimento sustentável, Brasília: Cima, 1991}.
A diferença na qualidade de vida entre uns e outros aumenta a cada dia. Isso acontece, entre outras razões, porque nas compras e vendas de produtos entre países ricos e pobres os ricos sempre ganham mais e os pobres sempre menos. O Brasil recebe cada vez menos pelos produtos agrícolas e matérias-primas que exporta e paga cada vez mais pelos produtos que importa, e que são necessários ao seu desenvolvimento.
A maneira como a sociedade está organizada para produzir e desfrutar do progresso não são as mesmas em ambas as partes do mundo. As dificuldades criadas pelo Primeiro Mundo ao crescimento do Terceiro Mundo levam os países pobres a degradar ainda mais sua qualidade de vida e a destruir mais velozmente seus recursos naturais. Para conseguir dólares com que compram produtos do Primeiro Mundo, o Brasil destrói florestas para plantar eucalipto e exportar celulose”.
Atlas do meio ambiente do Brasil. Brasília: Embrapa/ Terra Viva, 1996. p. 136-137.


61 comentários:

  1. Desenvolvimento só é possivel se houver respeito ao ser humano e ao ameio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. A dificuldade de interpretação do termo “desenvolvimento
    sustentável”, que se constitui numa expressão amplamente aceita, mas não se sabe
    exatamente seu significado e cujo conceito normativo, que surgiu inicialmente com o
    nome de ecodesenvolvimento, indica um desenvolvimento que leve em consideração a
    eficiência econômica, a prudência ecológica e a justiça social

    ResponderExcluir
  3. Adriana dos Santos Souza
    José Bernardo
    João Otávio
    Como a desigualdade é um bicho que devasta todo mundo.Dentro de classes social e países.Os ricos se sobressaem dos pobres.Neste mundo manda quem tem coroa,obedece quem juízo]o texto não tem lógica, pois não exite extraterrestre no entanto não existe espaço nave. esta é a minha opnião Valeu

    ResponderExcluir
  4. A dificuldade de interpretação do termo “desenvolvimento
    sustentável”, que se constitui numa expressão amplamente aceita, mas não se sabe exatamente seu significado e cujo conceito normativo, que surgiu inicialmente com o nome de ecodesenvolvimento, indica um desenvolvimento que leve em consideração a eficiência econômica, a prudência ecológica e a justiça social

    ResponderExcluir
  5. a desigualdade social no mundo, uma minoria da populaçã usurflui e cosume a maior parti dos recusos naturais, enquato a maioria ficar com a menor partir,isso com passa dos tempos não mudou muito em de uma grande dificuldade
    imposta pelo capitalismo no mundo todo, Onde o Brasil exporta barrato e importa caro, O que implicar uma outra dificuldade em paises não censeguem se desemvolvem.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. infelizmente,os habitantes do planeta terra não estão nem um pouco preocupados com o aquecimento global, entre outros problemas causados pelo desmatamento inrresponsável e pelas queimadas que estão destruindo o nosso planeta com uma velocidade assustadora....

    comentario elaborado pelos alunos do terceiro ano A da escola Eduardo Angelim.
    Alunos: Ozeias Cabral,Gleidsom Matias, Maicom Barros.

    ResponderExcluir
  8. Douglas silva mendes --> Aluno do 3ºano A na escola Eduardo Angelim:

    Esses post sobre a "desigualdade social" muito interessante
    Nela retrata que apesar de tantas mudanças ocorridas no País a desigualdade ainda vem ocorrendo (almentando cada dia que passa) e pelo geito que tá essa situação eu creio que isso nao irá mudar ...

    Como diz no texto os Pobres ficam mais Pobres e os ricos Ficam mais ricos e isso eu concordo

    ResponderExcluir
  9. josé bernardo
    Adriana sanntos
    Joao otávio:
    o autor do senguinte objeto cientifico fez comparações no meu ponto de vista erroneas,
    justamente por não caracterizar o tempo a que o próprio se refere. Mas me baseando que sua comparação, se trate dos tempos de sociedades medievais onde se caracterizava o sulfragio humano.
    ja se baseando aos nossa sociedade contemporanea foi um bom ponto de vista do autor ao se tratar da destruição do meio ambiente, mas foi infeliz ao subjugar, pelo meu entendimento,a balança comercial brasileira, e que isso estaria prejudicando indices de desigualdades sociais no brasil, resumindo por enteiro o autor se preocupou em justificar a comparação da sociedade com sua "espaço nave".

    ResponderExcluir
  10. A desigualdade social é uma realidade atual que vem desde cedo e vem aumentando cada vez mais. Pobre cada vez mais pobres e ricos ficando cada vez mais ricos. Uma briga que não acaba mais, deixando a qualidade de vida dos pobres cada vez mais difil e as dos ricassos mais elevado.
    Oneide barros
    Sara Wellen
    Aryanne Mayara
    Maycon Barros
    3ºA

    ResponderExcluir
  11. Postado por: Luiz Maiky das D. Silva Aluno da Escola Eduardo Angelim do 3ªano A

    No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
    Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.
    Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia para os países pobres chegar ao nível dos países ricos ocorre a degradação na sua qualidade de vida e a destruição mais veloz de seus recursos naturais. O Brasil é um exemplo disso, é um país que abre mão de seus recursos para conseguir dinheiro e comprar os produtos de "Primeiro Mundo". Da pra se ver que na compra e na venda de produtos entre países ricos e pobres , os ricos ganham mais e os pobres ganham menos, e assim os países pobres atrasam muito mais seu desenvolvimento.
    Por: Tuanny Bezerra Pereira do 3º A

    ResponderExcluir
  13. concluímos que é um absurdo os países pobres investirem no crescimento da economia dos países ricos por que quanto mais eles tentam comprar produtos dos países ricos mais cresce a desigualdade entre eles,o maior lucro teria que ser para os países pobres para acabar com a fome e a miséria nesses países e amenizar a desigualdade.
    Por: Magery Brenda, Vanessa Nascimento e Leuciene Oliveira.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Aluno: Gabriel Rexi Dutra Frazão 3º A
    E.E.E.M Eduardo Angelin

    Segundo o autor, o mundo está dividido em classes sociais, onde um quinto da população mundial goza de todos os prazeres que o dinheiro pode proporcionar. Enquanto 80% da população dispõe apenas 20% disso, o suficiente para sobreviver.
    A verdade é que o mundo capitalista é desigual, é da sua natureza. Como uma pessoa pode sentir-se feliz desfrutando de todo o conforto na Polinésia Francesa, com o seu hiati e seus bilhões de dólares na sua conta, sabendo que neste exato momento, há milhões de pessoas passando fome?
    Isso monstra também o quanto o ser humano é egoísta.
    E que o velho sistema da metrópole e colônia ainda persiste em pleno século XXI. A metrópole(países Desenvolvidos) vende seus produtos tecnológicos à colônia(países subdesenvolvidos) com preços mais elevados, e a colônia, por sua vez, tem que se submeter aos preços da metrópole, vendendo seus produtos bem abaixo do custo. O que na maioria das vezes acarreta em problemas socias, ambientais e econômicos. Isso deixa evidente, uma das maneiras de como os países se impoẽm no senário econômico mundial, que os países em desenvolvimento têm que se submeterem à eles o tempo todo. São reféns deste sistema maldito, o capitalismo.

    ResponderExcluir
  16. Aluna:Gabriela da Silva Soares do 3ºanoA do Eduardo Angelim..

    O meu ponto de vista é muito triste ver tanta desigualdade social nesse mundo repleto de riqueza.O homem sempre quer esta em cima de todos, por isso que ocorre tanta desigualdade.
    Quem tem poder (riqueza) sempre tem tanta prioridade, ou seja, os ricosfacam mais ricos e os pobres ficam mais pobres.

    ResponderExcluir
  17. A diferença na qualidade de vida entre uns e outras aumenta cada dia.Pois na sociedade, sempre há uns que desfrutam mais que as outras, enquanto uns tem uma boa vida, comida, casa,etc... outros não tem nem casa para morar e nem água para beber.O que acontece é que os países mais ricos ficam mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres, essa é realidade da desigualdade social.
    ALUNAS:Kerlany Pinheiro
    Zenicleide Melo 3ºA
    Eduardo Angelim

    ResponderExcluir
  18. Aluna:Lais Cristia
    Escola:Euclydes Figueiredo
    turma: m2tr01

    A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas. Outro fator que agrava essa situação é a violência que cresce a cada dia.
    Entam se o nosso País Comtinuar assim, eu creio tembem que ele nunca vai mudar, se todas as pessoas não suber lhe dar com suas diferencias!
    Hoje em dia os ricas que tem a preferencia, é isso nunca deveria acomtecer, espero que o nosso pais mude para melhor.

    ResponderExcluir
  19. Adesiqualdade social é um fato cruel dentro de um mundo onde o que mais se prega é como os seres humanos são iquais,a falsidade de cada rico dentro desse contexto é o que degrine a humanidade.renata ferreira 3 d eduardo angelim

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Por: Janaina Diniz Leal, Aluna da M2TR01 da E.E.E.M. Euclides Figueiredo.

    Gostei do assunto publicado. Pois não é todo mundo que procura informar à respeito do que realmente acontece nos dias de hoje,ou seja,ninguém está preocupado em saber ou entender assuntos que estão relacionados com o nosso cotidiano.Vale ressaltar que ainda hoje existe as desigualdades sociais não só no Brasil mais no mundo todo,por isso precisamos estar informados de tudo que acontece.

    ResponderExcluir
  22. Essa é uma questão muito descutida entre a sociedade e usada ...
    A desigualdade social só terá um fim quando todos se consientizarem que somos um só no mesmo planeta para aprendermos a divide com o proximo as nossas eranças ...
    Por causa desta causa muitos hoje morrem sem saber o por que e devemos acabar com isso em nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  23. Ariane Santos Assunção
    Escola Estadual Eduardo Angelim
    Série:1ºB

    Este texto é excelente para o leitor,principalmente o leitor jovem,pois há muito tempo que esse tema é abordado e as pessoas não prestam atenção.O nosso país explora muito,e não contém nenhuma riqueza.Somente a riqueza Natural que é retirada do Brasil e levada para outros países.Contudo somente os paises e as pessoas ricas que saem ganhando,ja os países e as pessoas pobres não ganham nada.Fico indignada com isso pois nos traz muitos problemas,não temos direitos iguais.

    ResponderExcluir
  24. Laís de Vasconcelos da Silva
    Escola Eduardo Angelim
    Série:1ºB

    Infelizmente,ainda existe uma desigualdade muito grande entre classes sociais,que percorre todo o mundo.Isso ocorre,justamente porque a renda do país é mal distribuida e sempre os países Desenvolvidos lucram mais com seus produtos em relação aos países Subdesenvolvidos.A classe social "Alta",desfruta dos melhores produtos do mercado,enquanto a sociedade de renda baixa nao possui os mesmos privilégios.Fico muito indignada que a desilgualdade ainda percorre em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  25. Paloma do Santo Souza
    Escola Eduardo Angelim
    Série 1ºB


    Fico triste em ver que enquanto a riqueza dos países Subdesenvolvidos são exploradas não recebem uma boa remuneração,enquanto os países Desenvolvidos desfrutam de todos os privilégios.No mercado percebe-se uma desigualdade,porque os produtos mais caros só podem ser utilizados por pessoas que possuem condições para obtê-los.

    ResponderExcluir
  26. é uma realidade, que estamos presenciando, sempre ricos ganhando e pobres perdendo, o Brasil pais tao "rico" em materia primas e biodiversidade, cada vez piora o que deveria melhorar a cada dia...Aluna:Bruna Piuco de Aguiar, da escola Eduardo Angelim 1°B...

    ResponderExcluir
  27. A desigualdade social é fato desde o início das divisões de classes de to o mundo. No Brasil ela iniciou-se desde a divisão de terras que foi a política de capitanias hereditárias, ou seja esse é um ponto que já tem o fundamento desde as amplitudes históricas.
    Escola: Euclydes Figueiredo.
    Aluno: Michael Patrick Frazão Silva.
    Turma:303.

    ResponderExcluir
  28. A desigualdade é decorrente e ela se fez pelo próprio modelo de governo que somos submetidos, ela é simplismente o contraste de democracia.
    Escola: Euclydes Figueiredo.
    Aluno: Kayson da Silva Machado.
    Turma:304.

    ResponderExcluir
  29. a disigualdade social e muito comum entre os povos ricos são superiores aus pobres,negros e bracos tem muitadisgualde nesse mundo e isso so vai melhorar quando as pessoad ver que samos todos enguais ependendo de raça o cor.
    kamila Adriana 1ª B
    EDUARDO ANGELIM
    tou seguindo seu blog......

    ResponderExcluir
  30. Disigualdade Social, nada mais que um processo natural do sistema em que vivemos, uma vez que tal sistema viza o acumulo de capital e é adepto da frase" O Homem vale o que ele tem.".Como ja diria Arão Silva, a igualdade é algo utópico, uma vez que-se busca mais sabe-se que é algo inatingivel.
    Leandro Borba M3TR01
    E.E.E.M. General Euclydes Figueiredo.

    ResponderExcluir
  31. Ana Lidia Costa Azevedo Aluna da Escola Eduardo angelin 3º ano A
    "A diferença na qualidade de vida eentre uns e outros aumenta a cada dia"
    Não haveria coisa melhor para se comentar há não ser esse polemicos sobre ricos e pobres.
    Duas classes distintas,onde a diferença social é o que prevalesse.Os ricos ursufruem do melhor, melhor moradia, melhor educão,melhor escola para seus filhos.
    E os pobres ursufruem do que?
    Da pobreza, da miseria da desnuuutrição.
    E ainda possivel sofre o Brasil com desmatamento.
    "Para conseguiir dolares, os Brasileiros destroem florestas"
    Onde vamos parar, os ricos cada vez mais ricos, e os pobrescaindo em desgraça.E ainda possivel o Brasil sendo destroido, pir dinheiro.
    O Brasil tem que aprender a conviver sem a desigualdade social.
    Queremos viver em um pais com riquesas em abundância.

    ResponderExcluir
  32. Milane Lorena
    Linka Priscylla
    Patrícia Carvalho
    Alunas do 3ª ano "A" Eduardo Angelim


    Essa diferença da condição economica e social entre pobres e ricos este afetando e sempre vai afetar não só no Brasil, mas em todos os paises de forma negativa.
    'Ricos e pobres' sempre vai ser um tema de discussão entre as pessoas, nós mesmas nos perguntamos: Por que existe essa diferença?
    Rico: Lazer, bem-estar, dinheiro e etc;
    Pobre: Horas e horas e trabalho sacrificante para receber um salario ( R$ 510,00 ) para sustentar uma familia de 4 pessoas, levando em consideração o pagamento de aluguel e outras despesas.
    A burguesia para obter lucros acaba por destruir meios naturais, onde poderia ser tirado o sustento de várias familias atraves da agricultura e da agropecuaria.
    Mesmo que não seja SOLUCIONADO 100 % o problema socio-economico do país, creio que medidas como a divisão de renda per capita quando realmente aplicadas, podem se tornar uma alternativa para a saida de milhares de brasileiros da linha da miséria, passando assim a estarem numa linha divisória entre 'passar necessidade e estarem bem nutridos.'

    ResponderExcluir
  33. Alan Lima
    3ºF
    EEEM Eduardo Angelim

    Desigualdade entre as pessoas sempre vão existir, a menos que você esteja, é claro, no paraiso ou quem sabe no inferno, nesses dois lugares segundo os credos mais populares ( aquele que a a maioria das avós ensinam aos netos) é possível receber e ter tudo realmente igual ao outro.

    Não é problema que uma criança não receba a mesma quantia que o Bill Gates recebe por mês, mas é um sério problema essa criança morrer esperando um pão sequer do lanche de grandes magnatas. A medida mais rápida para acabar com as precárias condições de vida de muitos é acabar o desperdício de poucos.

    A realidade é cruel mesmo, mas qual seria a solução? Divisão de riquezas entre os países? Talvez antes de debater as soluções deveríamos olhar para as causas, e quando olhamos para as causas vemos a solução nem parece terra, parece o céu, e tanto como distantes do céu estamos da solução.

    ResponderExcluir
  34. Apesar de nosso mundo estar como estar.achoq eu ano deveria ter as atitudes que nossos "pais"tem para poder ganhar dinheiro extrangeiro.e um absurdo de forma que temos de destruir nossa flresta,para plantar eucalpto,isso e muito falta de consideracao para a falna.e animais que sofreram pór causa de desgrassas que comentemos,e eles que sofrem.
    apesar de tudo isso acontecer,o mundo estar em uma outra disputa para combater a pobresa,apesar que muitos nao haver as mesmas condicoes que deveriamos,alguns tem mais condicoes,pelo fato de serem pobres ou ricos.assim os pobres nao tem as facilidades que os ricos tem para ganhar dinheiro e etc....,

    escola eduardo angelim
    alunos: Elvis 3 F
    Wagner

    ResponderExcluir
  35. E.E.E.M.Eduardo Angelim
    3º ano F noite
    Professor;
    Arão
    Componentes:
    Cesar Augusto
    Maria Cicera

    "No mundo há uma grade desiguldade na sociedade mundial
    onde a maioria da população compoem a classe dos paises
    subdesenvolvidos onde consomem a menor parte dos recursos
    naturais do mundo, sendo que a menor classe os mais ricos e poderosos e os que consomem a maior parte dos recursos naturais mundiais.
    Os paises do primeiro mundo impede com que os paises do terseiro mundo se desenvlva, explorando-os e excluindo das coisas boas do mundo. Onde há muitas classes que a fatalidade é gerada pela fome e desnutrição das pessoas emquanto a classe mais rica se desfrutam das coisas boas, como alimentos, viagens,etc.
    Esta desigualdade social esta almentando cada vez mais onde so quem ganha são os mais ricos.(...)"

    ResponderExcluir
  36. Desigualdade entre as pessoas sempre vão existir, a menos que você esteja, é claro, no paraiso ou quem sabe no inferno,Essa diferença da condição economica e social entre pobres e ricos este afetando e sempre vai afetar não só no Brasil, mas em todos os paises de forma negativa.O Brasil tem que aprender a conviver sem a desigualdade social.
    Queremos viver em um pais com riquesas em abundância. Para conseguiir dolares, os Brasileiros destroem florestas
    o início das divisões de classes de to o mundo.No Brasil ela iniciou-se desde a divisão de terras que foi a política de capitanias hereditárias, ou seja esse é um ponto que já tem o fundamento desde as amplitudes históricas.

    ResponderExcluir
  37. A Desigualdade Social começa pela mau distribuição de renda, portanto, a maior parte do dinheiro arrecadado no Brasil estão nas mãos de poucas pessoas que são:empresários, latifundiarios e politicos. Então o dinheiro que serviria para ser gasto na saúde pública, saneamento básico, cultura e etc.Estão sendo desviados para lavangem de dinheiro e outros fatores que colocam a maior parte da sociedade em um caus.

    A medida a ser tomada e a distribuição de rendas igual para todos, sem exceção de raça ou genero e uma melhor administração dos governantes, ou seja, eles devem governar mais para os pobres do que para os ricos.


    Nayara Kérullyn
    Heitor Silva
    Jonas dos Santos

    Turma:3 F

    ResponderExcluir
  38. NO MEU ENTENDIMENTO NA DESIGUALDADE SOCIAL OS POBRES QUE POSSUI 80% NÃO TEM MELHORIA COMOS OS RICOS.Porque os pobres que possui 80% das classes não tem conforto comos os ricos e os ricos que possui 20% já eles possui um conforto maior do que os pobres.Se o pobre for conpra uns produtos em outros pais ja els nao vao recebe num tanto dos ricos vao recebe muito menos do que os ricos porque as classes dos pobres sao maior do que dos ricos mas eles nao tem capacidade de recarda do tanto dos ricos as continhas dos pobres sao menor do que suas classes.

    CHARLES VITOR 3F

    ResponderExcluir
  39. Ricos e pobres' sempre vai ser um tema de discussão entre as pessoas, nós mesmas nos perguntamos: Por que existe essa diferença?
    Rico: Lazer, bem-estar, dinheiro e etc;serem pobres ou ricos.assim os pobres nao tem as facilidades que os ricos tem para ganhar dinheiro e etc....,
    vemos a solução nem parece terra, parece o céu, e tanto como distantes do céu estamos da solução.

    escola esduardo angelim
    aluno: jalmir 3 F

    ResponderExcluir
  40. Tudo que o texto relatar,que a maioria da população brasileira estão na classe pobre.e também estão dirrepeitando com meio ambiente,com há importação de matéria prima é os desmartamento e á poluição das queimadas. com esses intes climarticos estão arcazionandos arquecimento global. DHONES DA SILVA 3F

    ResponderExcluir
  41. A desigualdade social e uma reladeda que já vem ocorrendo ha muito tempo,eu nâo consigo entender porque isso ocorre ha tanto tempo,e nâo vemos quase nada ser feito pra mudar esse fato.A diferença entre ricos e pobres e muito evidente,exestem pessoas que vivem em extrema pobreza e outras que possuem enormes riquezas.E vemos que a desigualdade social nâo ocorre so na parte financeira,mas tambem na parte material, raça,sexo,cor,cultura etc.Gostariamos muito que esse quadro fosse mudado,que enves de desigualdade sosial,fosse igualdade social...

    ResponderExcluir
  42. Todas as sociedades é caracterizada por algum grau de desiguldade social essa é a verdade do homem moderno.Estamos nos acostumando com tantas catástrofes,e escandados,o mundo moderno se encaminha para o abismo,para a sua propria destruiçao,tem havido diversos conflitos internacionais,e o meio ambiente esta por um fio,devemos nos perguntarmos por que ultimamente parese que o mundo se desencadeou?na verdade estas situaçoes estao desde muitos anos lus,mas o problema é que só agora estamos desvendado os olhos,deichando as mascaras cairem,a sociedade brasileira diz ser uma sociedade sem preconseitos, mas nao é bem assim,existe,todos sabem disso,mas está um declinio a sociedade,e nao digo apenas no brasilnao,e sim em todo o globo terrestre,é algo generalizado,a pergunta mas óbvia-o que devemos fazer chorar,esperniar?nao devemos pensar bem no mundo que queremos de hoje endiante pois temos nossos deveres e direitos!!!!!!!!!!!!!!!!Hellen e Desaliane 3 f

    ResponderExcluir
  43. Escola Estadual Eduardo Angelim
    Aluna:Josilanea Cavalcante
    Série:1ºA


    No mundo em que vivemos o desenvolvimento sustentável e a extinção da desigualde só será possível quando Deus vier e eliminar todas as pessoas egoístas....mas cabe a nós fazermos a nossa parte...WHERE IS THE LOVE?

    ResponderExcluir
  44. Escola: Eduardo Angelim
    Alunos: Darllon S. Dias e Anaisa A. Santos
    Turma: 3° G
    ´´O capitalismo, a globalização e a tecnologia de produção são grandes responsáveis pela desigualdade social. As tecnologias de produção não foram feitas para o bem social, mas sim para explorar cada vez mais a mão-de-obra barata dos países subdesenvolvidos. ´´

    ResponderExcluir
  45. De fato, a desigualdade social expande-se por toda parte do mundo, a comparação acima é a realidade que predomina principalmente em países pobres. A pergunta é: O que se pode fazer diante de uma situação crítica e ao mesmo tempo constrangedora como essa? Levando em consideração esse ponto, o Brasil, mesmo sendo um país subdesnvolvido entra nessa briga acirrada para querer estar entre os primeiros do terceiro mundo, enquanto que sua população pobre chora mínguas por não ter nem mesmo o que comer!

    E.E.E.M Eduardo Angelim
    Driele Nascimento e Rubens Moraes, alunos do 3ºG

    ResponderExcluir
  46. É uma realidade qe não tem como evitar, ja qe todos nois praticamos ela e as fezes ate sem qere, mais acontece, mais como nem todo mundo e perfeito, tem gente qe faz por fazer mesmo e pratica esse ato com gosto, para qe o fim desse problema qe tem em todos os paises, estados, captais e cidades os governos do mesmo tem qe ivestir na edução em peso e ajudar as familias em peso e não é dando dinheiro e sim ajudando com projetos sociais e trabalhando duro na na familia.

    Escola: Eduardo Angelim
    Alunos: Samuel e Bruna
    Turma: 3 ANO G
    Turno: Noite

    ResponderExcluir
  47. No mundo atual, a desigualdade está presente principalmente por causa da mal distribuição da renda do país, pois o Brasil é um país que têm condições suficiente para atender às necessidades de todos de maneira balanceada.
    E o que mais atinge a população, em especial às crianças é a fome e a falta de saneamento adequado...
    Essa desigualdade é ocasionada por causa da briga excessiva pelo poder capitalista, onde o rico sempre fica mais rico e o pobre se afunda em dívidas tentando ir em busca de educação boa para seus filhos, como é um exemplo claro da maioria dos pequenos agricultores em nosso país.


    E.E.E.M Eduardo Angelim
    Componentes: Célia Iêda de Araújo cunha
    Anaísa Almeida santos
    Suelene de Souza Alves
    Sueleide de Souza Alves

    3ª G

    ResponderExcluir
  48. No mundo em que vivemos a desigualdade está em todo canto. Há seres ricos, pobres, outros que não tem nem onde morar. A oportunidade de crescer na vida torna-se coda vez mais difícil devido a falta de emprego, moradia, alimentção, etc. Isso ocorre principalmente nos países pobres. A burguesia, no entanto domina a classe do ploletário.

    E.E.E.M. Eduardo Angelim
    Alunos:Marcos,Cláudio Ramon e Valter
    Alunos do 3ºG

    ResponderExcluir
  49. Escola Eduardo Angelim.
    alunas:Katiane da Silva Morais e Patricia Driélly Mendes dos Santos.
    3°G"

    "A desigualdade social, sem duvida é uma grande barreira para o desenvolvimento do Brasil. Acabando com a desigualdade social garantimos uma qualidade de vida, um direito de todos os cidadaos! Pena que somos os que chamam de DESPOSSUIDOS, OPRIMIDOS geradores de riquezas e sem dela desfrutarmos."

    ResponderExcluir
  50. E.E.E.M.Eduardo Angelim
    3º ano G noite
    Professor: Arão
    Componentes: Thâmara Santos, Gislane Santos, Katia Adriane e Patricia De Jesus

    Desigualdade Social nada mais é do que o egocentrismo ao extremo, hoje em dia é visível que o ser humano cria regras para seu crescimento principalmente profissional ,
    Mentes brilhantes usadas para executar projetos completamente voltados para seu benefício ,
    É lamentável a existência de inumeros humanos viverem na pobreza sendo que poucos nem se importam com isso em mudar ou pelo menos melhorar esse estado .
    A falta de conhecimento é lastimável ,pois, ele é o único caminho para mudar de fato essa tal de Desigualdade Social, mentes inovadoras e justas são capazes sim de mudar isso.

    ResponderExcluir
  51. A desigualdade social está presente em qualquer lugar. De todas as formas estamos sendo classificados como : negros de brancos, loiros de morenos, e assim sucessivamente. assim como dis no texto "O mundo ja'foi comparado a uma espasonave, onde estao divididos entre os ricos e pobres" isso nada mais é do que a realidade do dia-a-dia ;onde estamos sendo avaliados pelo o que podemos ou nao consumir. Afinal a desigaldade nada mais é do que a divisão de valores...

    E.E.E.M Eduardo Angelim
    Alunas: Patrícia Lopes e Ytamara Campos
    3º G

    ResponderExcluir
  52. O mundo ja'foi comparado a uma espasonave, onde estao divididos entre os ricos e pobres" isso nada mais é do que a realidade do dia-a-dia ;onde estamos sendo avaliados pelo o que podemos ou nao consumir. Afinal a desigaldade nada mais é do que a divisão de valores...

    Escola: Eduardo Angelim
    Alunos: Nedson'Sousa e Yann Kelvym
    Turma: 1° A

    ResponderExcluir
  53. tem muita gente entre nós que se pudesse passava por
    cima de nós..........

    ResponderExcluir
  54. Bom, esse texto vem mostrar para nós um fator que estava até um tempo invisível e algo normal que era assistir televisão,ela é o grande forte da indústria cultural e acaba nos alienando,os fatores que já são aceitado como normal na sociedade,ela também estimula a preguiça de raciocinar e discutir algo que viu na famosa tv.

    Frankyany Lima Costa 1ºA
    Milanne Cristina Silva de Oliveira 1°A

    ResponderExcluir
  55. Boõom tbm foi possivel indentifikar aa graande influeencia que a televizaum tem quee dominaaa as pesssoas de moodo q naum percebemos o q ela esta fazenduúh kom agnt,o abortoooo a separaçãoooo e o adulterio nos kazamentos hj em dia!!!!
    valeu a tencao só tava digitandúuh assim purkê o profee pediu<<<<<<<<< FANY >>>>>>>>>>>>>>>> 1°A.

    ResponderExcluir
  56. E.E.E.M.EDURDO ANJELIM
    2 ANO A. WILLIAM LIMA
    Os movimentos sociais tem o objetivo de denuciar as contradiçoes existentes nessa sociecade, è por isso que os movimentos sociais e fundamental no nosso cotidiano.
    Esses movimentos que aconteceram e acontece em nosso dia a dia trasem direitos sociais, por exemplo, o movimento feminista trouxe os direitos que as mulheres nao tinham antigamente.

    ResponderExcluir
  57. EDUARDO ANGELIM
    1ºB
    MARCOS RESENDE E ANA PAULA LIMA

    Esse texto mostra que cada vez mais o nosso BRASIL está perdendo suas riquesas para outros países desenvolvidos,pois o BRASIL exporta por preços muitos baixos,e importa por um preço absurdo.Sem contar que esse dinheiro de exportação não é investido em nada pelos governos

    ResponderExcluir
  58. SCOLA EDUARDO ANGELIM SERIE 1º B ALUNAS PATRICIA ALVES E BRUNA PIUCO
    CONCORDO, MAIS PODEMOS OBSERVAR QUE TEM BENEFICIO OS PROJETOS MAIS DESENVOVIDO E NÃO DÃO OPORTUNIDADE A PEQUENAS PROJETOS.....E

    ResponderExcluir
  59. DIEGO FERREIRA,VALMIR BATISTA 3ºA EDUARDO ANGELIN

    a desigualdade social no mundo, uma minoria da populaçã usurflui e cosume a maior parti dos recusos naturais, enquato a maioria ficar com a menor partir,isso com passa dos tempos não mudou muito em de uma grande dificuldade
    imposta pelo capitalismo no mundo todo, Onde o Brasil exporta barrato e importa caro, O que implicar uma outra dificuldade em paises não censeguem se desemvolvem.

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Vanessa Christielle Silva de Sousa 3ºano 'D'noite EDUARDO ANGELIN.

    Atualmente vivemos com um grande problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade, é pessoas passando fome na rua, sem aonde dormir, expostas a violência morando debaixo duma ponte, isso nao é justo, isso nao é vida! Ningúem é melhor que ninguém,todo mundo é igual,enquanto alguns tem muitos outros nao tem dinheiro nem para comer, morando na rua, isso é falta de solidariedaden com o próximo

    ResponderExcluir