quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA, TURMAS: M1MR01 à M1MR06

E.E.E.M EDUARDO ANGELIM

DOCENTE: ARÃO SILVA


ESTUDANTE:

1º ANO, TURMA: M1TR0........... DATA



1. São características típicas do bullying e cyberbullying:


A) I O bullying é uma violência física verbal, psicológica, racial ou relacional, praticada contra crianças, jovens e adultos. Essa agressão pode ocorrer na escola, na rua, em casa ou no trabalho, onde é conhecido como assédio moral. No bullying tradicional o agressor intimida e agride fisicamente ou verbalmente sua vitima.


B) II Na escola tudo começa com roubo e a danificação de materiais da vitima. Já o cyberbullying é praticado na internet nas redes de relacionamento.


C) III Postar imagens, textos, vídeos ou qualquer material que suje o caráter de uma pessoa, além de crime é considerado cyberbullying. Essa pratica vem crescendo entre os usuários das redes de relacionamento.


D) IV No bullying tradicional às vitimas costumam ter aparência física frágil e instabilidade emocional. Já no cyberbullying o agressor não precisa ser forte fisicamente para cometer esse crime. Infelizmente, estão sendo criadas novas formas de humilhação nas comunidades virtuais e nas redes de relacionamentos.


A) I. B) I e II. C) I, II e IV. D) I, II, III e IV.





2. A crítica da indústria cultural e a cultura de massa é correto afirmar:

A) A cultura de massa é produzida para a classe trabalhadora.

B) É representada por FHC, Adorno e Horkheimer.

C) É representada pelo estruturalismo de Levi-Strauss.

D) É representada pela hermenêutica de Paul Ricoeur.


3. O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo

(A) O etnocentrismo se caracteriza como dificuldade de aceitação das diversidades sociais. Os seres humanos tendem a tomar seu grupo como superior e olha com desprezo e desdém os outros.

(B) é uma visão na qual – o sentimento e o pensamento – não caminham juntos, estando desvinculados da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.

(C) é exclusivo de uma determinada época e de uma única sociedade.

(D) é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes.


4. Sobre o etnocentrismo é correto afirmar:

I- ele se manifesta de forma: cultural, religiosa, política e étnica.

II- ele se manifesta através da ideologia da supremacia do branco sobre o negro.

III- Participação política.

A) estão corretas apenas: I e II
B) estão corretas apenas: I e III
C) estão corretas apenas: I
D) estão corretas apenas: II e III

5. Sobre o coneito de cultura de Bronislaw Malinowski é correto afirmar:

A) É um conceito Funcionalista pois tem como fundamento sociológica as ideias de Émile Durkheim.

B) É fundamentado na Escola de Frankfurt, cujos principais representantes são Adorno e Horkheimer.

C) estruturalismo de Levi-Strauss.

D) hermenêutica de Paul Ricoeur.

6. Com relação ao conceito de cultura, segundo as ciências sociais é correto afirmar:

I – Ruth Benedict desenvolveu o conceito de padrão cultural, destacando a prevalência de uma homogeneidade e coerência em cada cultura.
II - Bronislaw Malinoswki concebe a cultura como sistema funcionais e equilibrados, formados por elementos interdependentes.

III - Cultura valor – refere-se claramente a ideia de cultivar o espirito, a mente ou os pensamentos.
A) I, II e III, apenas.

B) I e III, apenas.

C) III apenas.

D) I apenas.


7. “Indústria Cultural é o nome dado na década de 1940 pelos teóricos da Escola de Frankfurt Adorno e Horkhheimer as empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, jornais, rádios, revistas, cinema, televisão e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura popular e erudita num produto comercializado. (...) No Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e culturas estrangeiras no lugar de ensinar e incentivar o interesse sobre a história e as tradições do próprio país. “A televisão como mcm – meio de comunicação de massa, estaria aqui cumprindo seu principal papel: imobilizar e alienar o público...” (TOMAZI, 2000, p. 214).
Na sociedade capitalista a produção realizada pela indústria cultural é centralizada no interesse lucrativo, ou seja, enquanto o proletário trabalha na fábrica, na indústria ou comércio. A Indústria Cultural produz os grandes os produtos culturais. O trabalhador não precisa pensar, pois alguém é encarregado de realizar essa função”. Disponível em: http://acaodigital1.blogspot.com/2010/10/algumas-consideracoes-sobre-industria.html. Acessado em 08/11/2010.


Segundo os críticos da Indústria Cultural, a produção de jornais, rádios, revistas, cinema, televisão, internet e outros gêneros levam o proletário ou trabalhador a:


a) Alienação ou adormecimento da mente.

b) Não influência a vida das pessoas.

c) É importante para a formação de sujeitos críticos.

d) É apenas uma indústria como outra qualquer.
8. " A cultura deve ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais inclem a linguagem, as regras matrimoniais, a arte, a ciência, a religião e as normas ecnomicas. Esses elementos se relacionam e influenciam a realidade social e física das diferentes sociedades" (TOMAZI, 2010, p. 173). que antropólogo analisou as regras universais do matrimonio e observou que em todas as sociedades ditas primitivas havia a proibição do incesto?
a) Claude lévi-Strauss.
b) Margath Mead.
c) Edward B. Tylor
d) Rute Cardoso.
9. Sobre o significado de cultura alma coletiva de Félix Guattari, é correto afirmar:
a) refere-se a identidade cultural de um povo.
b) refere-se a produz cultural da indústria de automóvel.
c) refere-se a produção de filmes, livros e revistas da indústria cultural.
d) refere-se a produção de novelas das emissoras de televisão brasileiras.
10.Margareth MEAD em seuo livro Sexo e Temperamento em Três Sociedades Primitivas. Este converteu-se na principal pedra angular do movimento de libertação feminina, desde que assegurou que as mulheres eram as que dominavam na tribo Tchambuli (agora Chambri) de Papua-Nova Guiné (no Pacífico Oeste) sem causar nenhum problema em especial. A carência de dominação masculina poderá ter sido o resultado da proibição da guerra por parte da administração australiana. De acordo com investigações contemporâneas, os homens dominam em toda a Melanésia (embora alguns creiam que as bruxas têm poderes especiais). Outros discutiram que, todavia, há grande diversidade cultural ao longo da Melanésia e, especialmente, na grande ilha da Nova Guiné. Por outro lado, os antropólogos frequentemente não entendem a importância das redes de influência política entre as mulheres. As instituições de domínio masculino formal, típicas de algumas áreas de alta densidade populacional, não estavam presentes da mesma forma, por exemplo, em Oksapmin (província do oeste de Sepik), uma área de população mais escassa. Os padrões culturais ali eram diferentes, digamos, dos de Mt. Hagen. Eles eram mais próximos àqueles descritos por Mead.
Mead indicou que a gente de Arapesh era pacifista, embora notasse que, eventualmente, guerreavam. Por outro lado, as suas observações acerca da forma de compartir as parcelas entre os Arapesh, o ênfase igualitário na criança infantil e as relações predominantemente pacíficas mantidas entre parentes, eram muito diferentes às exibições de domínio de "grande homem" que estavam documentadas em culturas mais estratificadas de Nova Guiné, por exemplo, por Andrew Strathern. Estas observações implicavam, realmente, como ela escreveu, um padrão cultural.
Quando Margaret Mead descreveu a sua investigação aos estudantes na Universidade de Columbia, expôs sucintamente quais haviam sido os objectivos e conclusões. Um relato de primeira mão de um antropólogo que estudou com Mead nos anos 1960 e anos 1970, forneceu a seguinte informação:
1. Citações de Mead no Sexo e Temperamento em Três Sociedades Primitivas. "Ela explicou que ninguém conhecia em que grau o temperamento está biologicamente determinado pelo sexo, de modo que esperava ver se havia factores culturais ou sociais que afectassem o temperamento. Eram os homens inevitavelmente agressivos? Eram as mulheres inevitavelmente caseiras? Resultou que as três culturas com que conviveu na Nova Guiné eram um laboratório quase perfeito, pois encontravam-se cada uma das variáveis que associamos com masculino e feminino numa configuração diferente da da nossa sociedade. Ela disse que esse facto a havia surpreendido e que não era o que ela esperava encontrar, mas aconteceu. http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Mead, acessado em:18 de outubro de 2012.
Sobre as pesquisas de Margareth MEAD é correto afirmar:
a) Entre os Arapesh, tanto homens como mulheres eram de temperamento pacífico e dóceis, nem os homens nem as mulheres faziam a guerra.

b) Entre os Mundugumor, a realidade era precisamente o contrário: tanto homens como mulheres eram de temperamento bélico, ou seja, treinados para serem agressivos.

c) E os Tchambuli eram diferentes dos dos anteriores. Os homens eram sensíveis e invejosos, enquanto as mulheres eram empreendoras, dinâmica extrovertidas e solídarias.

d) estão corretas as alternativas: A, B e C.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

LETRA MÚSICA PARA TRABALHAR COM O TEMA: ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL


Música: A Banca do Destino

Cantora: Elis Regina

 

Não fala com pobre, não dá mão a preto

Não carrega embrulho

Pra que tanta pose, doutor

Pra que esse orgulho

A bruxa que é cega esbarra na gente

E a vida estanca

O enfarte lhe pega, doutor

E acaba essa banca

A vaidade é assim, põe o bobo no alto

E retira a escada

Mas fica por perto esperando sentada

Mais cedo ou mais tarde ele acaba no chãoMais alto o coqueiro, maior é o tombo do coco afinal

Todo mundo é igual quando a vida termina

Com terra em cima e na horizontal

 

Veja o vídeo da música em:
http://www.youtube.com/watch?v=_xz_OxKvd74&feature=player_embedded

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA


E.E.E.M. .....................................................................................................................
ESTUDANTE:....................................................................................... SÉRIE...........TURMA:....... DATA....................
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA


 

1. Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referencias de análise até os tempos atuais. Nesse sentido, assinale a opção que não  são conceitos elaborados pelos referidos autores.

I - Max Weber elaborou os conceitos de ação social;

II - Émile Durkheim estabeleceu o conceito de fato social.

III - Marx analisou as relações entre as classes sociais (burguesia e proletários) como relações de exploração. O preço médio que se paga pelo trabalho assalariado é o mínimo, isto é, a soma dos meios de subsistência necessária para que o operário viva como operário.

a) apenas I

b) apenas I e II

c) apenas II e III

d) apenas III

2. A produção nas sociedades tribais está relacionada a obtenção do que as pessoas necessitam para atender às necessidade básicas. Essas sociedades foram classificadas pelos antropólogos como:

a) sociedade da labuta.

b) sociedade do lazer e abundância.

c) sociedade da virtude.

d) sociedade do trabalho.


 3. Na sociedade greco-romana o indivíduo para ser qualificado como sujeito virtuoso ou cidadão este deveria:

a)  praticar a ociosidade.

b) labutar, ou seja, ser um operário.

c) ser camponês, escravo ou artesão.

d) ser estrangueiro, mulher ou escravo.

4-Enumere a segunda coluna, de acordo com a primeira, relacionando as obras com seus respectivos autores e em seguida marque a opção que contém a seqüência correta da segunda coluna.

 

Primeira coluna
Segunda coluna
1 fato social
(  ) Hanna Arendt
2 ação social
(  ) Émile Durkheim
3 labor, poiesis e práxis
(  ) Karl Marx
4 mais-valia
(  ) Max Weber

 
 

5. Sobre o trabalho e o aperfeiçoamento contínuo dos sistemas produtivos que deu origem a divisão social do trabalho muito detalhada e a criação do Fordismo e Taylorismos que são: afirmar:

I- São princípios de administração cientifica; estabeleceu uma jornada de trabalho de 8 horas, por 5 dólares ao dia.

II-  Criou um sistema de recompensa e punição conforme o comportamento do operário.

III-  A visão de Ford, Taylor e Mayo, revelam a influência de Durkheim sobre a consciência coletiva, pois esta define as ações individuais, submetendo todos  às regras, normas, disciplina, moral e a ordem estabelecida no interior da fábrica.

Assinale a alternativa correta.

a) apenas I

b) apenas I e II

c) apenas  I,  II e III

d) apenas III

6. Sobre as transformações recentes no mundo do trabalho é correto afirmar.

a) o processo de automação produz  mais-valia relativa, bem como, a acumulação de capital pela burguesia. Ela ainda é responsável pela reestruturação nas formação de produção além promove o desemprego estrutural.

b) essas transformações são responsáveis pelo fortalecimento dos sindicatos em todo mundo.

c) o desemprego é comum nas sociedades tribais.

d) o fenômeno social do desemprego foi marcantes durante o mercantilismo.