DOCENTE: ARÃO SILVA
ESTUDANTE:
1º ANO, TURMA: M1TR0........... DATA
1.
São características típicas do bullying e
cyberbullying:
A)
I O bullying é uma violência física
verbal, psicológica, racial ou relacional, praticada contra crianças, jovens e
adultos. Essa agressão pode ocorrer na escola, na rua, em casa ou no trabalho,
onde é conhecido como assédio moral. No bullying tradicional o agressor intimida
e agride fisicamente ou verbalmente sua vitima.
B)
II Na escola tudo começa com roubo e a
danificação de materiais da vitima. Já o cyberbullying é praticado na internet
nas redes de relacionamento.
C)
III Postar imagens, textos, vídeos ou
qualquer material que suje o caráter de uma pessoa, além de crime é considerado
cyberbullying. Essa pratica vem crescendo entre os usuários das redes de
relacionamento.
D)
IV No bullying
tradicional às vitimas costumam ter aparência física frágil e instabilidade
emocional. Já no cyberbullying o agressor não precisa ser forte fisicamente para
cometer esse crime. Infelizmente, estão sendo criadas
novas formas de humilhação nas comunidades virtuais e nas redes de
relacionamentos.
A) I. B)
I e II. C) I,
II e IV. D)
I, II, III e IV.
2.
A
crítica da indústria cultural e a cultura de massa é correto
afirmar:
A) A cultura de
massa é produzida para a classe trabalhadora.
B) É representada
por FHC, Adorno e Horkheimer.
C) É representada
pelo estruturalismo de Levi-Strauss.
D) É representada
pela hermenêutica de Paul Ricoeur.
3. O
etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como
centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos
valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Diante disso,
é correto afirmar que o etnocentrismo
(A)
O etnocentrismo se caracteriza como dificuldade
de aceitação das diversidades sociais. Os seres humanos tendem a tomar seu
grupo como superior e olha com desprezo e desdém os
outros.
(B)
é uma visão na
qual – o sentimento e o pensamento – não caminham juntos, estando desvinculados
da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas
vidas.
(C)
é exclusivo de
uma determinada época e de uma única sociedade.
(D)
é encontrado
somente nas sociedades e grupos dominantes.
4. Sobre o etnocentrismo é correto
afirmar:
I- ele se manifesta de forma: cultural, religiosa,
política e étnica.
II-
ele se manifesta
através da ideologia da supremacia do branco sobre o negro.
III-
Participação
política.
A) estão corretas apenas: I e
II
B) estão corretas apenas: I e
III
C) estão corretas apenas:
I
D) estão corretas apenas: II e
III
5. Sobre o
coneito de cultura de Bronislaw Malinowski é correto afirmar:
A) É um conceito
Funcionalista pois tem como fundamento sociológica as ideias de Émile
Durkheim.
B) É
fundamentado na Escola de Frankfurt, cujos principais representantes são Adorno
e Horkheimer.
C)
estruturalismo de Levi-Strauss.
D) hermenêutica
de Paul Ricoeur.
6. Com relação ao conceito de cultura,
segundo as ciências sociais é correto afirmar:
I – Ruth
Benedict desenvolveu o conceito de padrão cultural, destacando a prevalência de
uma homogeneidade e coerência em cada cultura.
II - Bronislaw
Malinoswki concebe a cultura como sistema funcionais e equilibrados, formados
por elementos interdependentes.
III - Cultura valor – refere-se claramente a ideia
de cultivar o espirito, a mente ou os pensamentos.
A) I, II e
III, apenas.
B)
I e III,
apenas.
C)
III
apenas.
D)
I apenas.
7. “Indústria
Cultural é o nome dado na
década de 1940 pelos teóricos da Escola de
Frankfurt Adorno e Horkhheimer
as empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, jornais,
rádios, revistas, cinema, televisão e outras formas de descontração, baseadas na
cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que
transformou a cultura popular e erudita num produto comercializado. (...) No
Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e
culturas estrangeiras no lugar de ensinar e incentivar o interesse sobre a
história e as tradições do próprio país. “A televisão como mcm – meio de
comunicação de massa, estaria aqui cumprindo seu principal papel: imobilizar e
alienar o público...” (TOMAZI, 2000, p. 214).
Na sociedade capitalista a produção realizada pela indústria cultural é centralizada no interesse lucrativo, ou seja, enquanto o proletário trabalha na fábrica, na indústria ou comércio. A Indústria Cultural produz os grandes os produtos culturais. O trabalhador não precisa pensar, pois alguém é encarregado de realizar essa função”. Disponível em: http://acaodigital1.blogspot.com/2010/10/algumas-consideracoes-sobre-industria.html. Acessado em 08/11/2010.
Segundo os críticos da
Indústria Cultural, a produção de jornais, rádios, revistas, cinema, televisão,
internet e outros gêneros levam o proletário
ou trabalhador a:
a)
Alienação ou
adormecimento da mente.
b)
Não influência a vida
das pessoas.
c)
É importante para a
formação de sujeitos críticos.
d)
É apenas uma indústria
como outra qualquer.
8. " A cultura deve
ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais inclem a
linguagem, as regras matrimoniais, a arte, a ciência, a religião e as normas
ecnomicas. Esses elementos se relacionam e influenciam a realidade social e
física das diferentes sociedades" (TOMAZI, 2010, p. 173). que antropólogo
analisou as regras universais do matrimonio e observou que em todas as
sociedades ditas primitivas havia a proibição do incesto?
a) Claude
lévi-Strauss.
b) Margath
Mead.
c) Edward B.
Tylor
d) Rute
Cardoso.
9. Sobre o
significado de cultura alma coletiva de Félix Guattari, é correto
afirmar:
a) refere-se a
identidade cultural de um povo.
b) refere-se a produz
cultural da indústria de automóvel.
c) refere-se a
produção de filmes, livros e revistas da indústria cultural.
d) refere-se a
produção de novelas das emissoras de televisão brasileiras.
10.Margareth MEAD em seuo livro Sexo
e Temperamento em Três Sociedades Primitivas. Este converteu-se na
principal pedra angular do movimento de libertação
feminina, desde que assegurou que as mulheres eram as que dominavam na tribo
Tchambuli (agora Chambri) de Papua-Nova Guiné
(no Pacífico Oeste) sem causar nenhum problema em especial. A carência de
dominação masculina poderá ter sido o resultado da proibição da guerra por parte
da administração australiana. De acordo
com investigações contemporâneas, os homens dominam em toda a Melanésia (embora alguns
creiam que as bruxas têm poderes especiais). Outros discutiram que, todavia, há
grande diversidade cultural ao longo da Melanésia e, especialmente, na grande
ilha da Nova Guiné. Por outro
lado, os antropólogos frequentemente não entendem a importância das redes de
influência política entre as mulheres. As instituições de domínio masculino
formal, típicas de algumas áreas de alta densidade populacional, não estavam
presentes da mesma forma, por exemplo, em Oksapmin
(província do oeste de Sepik), uma área de população mais
escassa. Os padrões culturais ali eram diferentes, digamos, dos de Mt. Hagen.
Eles eram mais próximos àqueles descritos por Mead.
Mead indicou que a gente de Arapesh
era pacifista, embora notasse que, eventualmente, guerreavam. Por outro lado, as
suas observações acerca da forma de compartir as parcelas entre os Arapesh, o
ênfase igualitário na criança infantil e as relações predominantemente pacíficas
mantidas entre parentes, eram muito diferentes às exibições de domínio de
"grande homem" que estavam documentadas em culturas mais estratificadas de Nova
Guiné, por exemplo, por Andrew
Strathern. Estas observações implicavam, realmente, como ela escreveu, um
padrão cultural.
Quando Margaret Mead descreveu a sua
investigação aos estudantes na Universidade de
Columbia, expôs sucintamente quais haviam sido os objectivos e conclusões.
Um relato de primeira mão de um antropólogo que estudou com Mead nos anos 1960 e anos 1970, forneceu
a seguinte informação:
Sobre as pesquisas de Margareth MEAD é correto
afirmar:
b) Entre os Mundugumor, a realidade era precisamente o contrário: tanto homens como mulheres eram de temperamento bélico, ou seja, treinados para serem agressivos. c) E os Tchambuli eram diferentes dos dos anteriores. Os homens eram sensíveis e invejosos, enquanto as mulheres eram empreendoras, dinâmica extrovertidas e solídarias. d) estão corretas as alternativas: A, B e C. |