3º ANO 2012: SIMULADO DE SOCIOLOGIA
361 - Distinguir características comunitárias de societárias marcou, de diferentes maneiras, não apenas os primórdios da sociologia como disciplina científica como também o modo pelo qual o impacto da sociedade capitalista sobre as relações sociais anteriores produziu a necessidade de uma nova disciplina científica. Entre essas características, pode-se incluir:
(A) comunidades tendem a ser mais contratuais e sociedades mais tradicionais;
(B) sociedades tendem a ser mais igualitárias e comunidades mais contratuais;
(C) comunidades tendem a seguir convenções e sociedades dependem de instituições;
(D) comunidades tendem a ser hierárquicas e tradicionais e sociedades tendem a ser personalistas e categóricas;
(E) sociedades tendem a ter relações sociais categóricas ou secundárias e comunidades tendem a ter relações sociais primárias e afetivas.
372 - Tendo em vista a literatura especializada, indique que afirmativa é correta:
(A) as ciências sociais estudam fatos simples, que têm causas simples e que podem ser isoladas para análise;
(B) a sociologia é a ciência que tem por objeto estudar a interação social dos seres vivos nos diferentes níveis (biótico, biossocial, psicossocial e sócio-cultural);
(C) a sociologia é uma tentativa de compreensão dos fenômenos sociais que procura ser isenta de juízos de valor;
(D) por si só, dados estatísticos constituem sociologia;
(E) parte importante da prática da sociologia é desenvolver a imaginação.
383 - Considerando os muitos conhecidos textos introdutórios à sociologia de Peter Berger (Perspectivas Sociológicas) e Wright Mills (A imaginação Sociológica), é INCORRETOafirmar que:
(A) as reconstruções nas ciências sociais são sempre parciais, dependentes de documentos, observações e perspectivas;
(B) para a teoria sociológica tornou-se um problema saber se a ordem social é negociada entre indivíduos ou imposta pelo coletivo;
(C) para Peter Berger, a tarefa da sociologia é transformar o mundo e reformar os homens;
(D) para Wright Mills, a ciência social é um ofício porque o sociólogo não separa o seu trabalho de sua vida;
(E) para Wright Mills, não é recomendável que questões públicas determinem os problemas da sociologia.
394 - Tendo em vista a obra de Marx, assinale a alternativa INCORRETA:
(A) o período inicial da Revolução Industrial vai de 1780 a 1840 e se baseou, sobretudo, no setor têxtil;
(B) no período de 1780 a 1840 foram introduzidas na manufatura do algodão uma série de inovações tecnológicas que modificaram a organização da produção, dando origem à fábrica;
(C) a Revolução Industrial engendrou o industrialismo e o urbanismo como novos modos de vida e o capitalismo como nova forma de apropriação e distribuição;
(D) desde os seus primórdios a Revolução Industrial aumentou o bem estar de todos, pois representou um acúmulo crescente da população, bens e serviços em caráter permanente e sistemático;
(E) a consolidação do sistema capitalista moderno deu-se a partir das revoluções políticas (inglesa e francesa) e industrial. Estas configuraram a sociedade, a política, a economia e o próprio homem da idade contemporânea.
405 - No que tange à história da sociologia, é correto afirmar que:
(A) a sociologia nasceu como resposta intelectual a um período histórico que se destaca pela permanência de uma ordem estável ancorada nos valores familiares, religiosos e comunitários;
(B) Saint-Simon foi criador do termo “Sociologia” e divulgador do método positivista;
(C) a idéia de progresso atuou diretamente sobre os primeiros teóricos da sociologia;
(D) os primeiros sociólogos procuraram fazer da sociologia um instrumento de ação. E o que pretendiam era modificar a sua sociedade;
(E) os clássicos devem ser lidos apenas com interesse histórico.
416 - Tendo em vista a obra de Karl Marx, é INCORRETO afirmar que:
(A) o pensamento de Karl Marx centra-se no caráter contraditório do regime capitalista e na sua superação com a manutenção da propriedade privada;
(B) a relação do homem com o trabalho é o ponto nodal da obra de Marx;
(C) o conjunto de forças produtivas e as relações sociais de produção de uma sociedade formam a sua infraestrutura;
(D) na aplicação do método do materialismo histórico à passagem do feudalismo ao capitalismo, Marx atribui às forças produtivas um desenvolvimento que é atravancado pelas
relações sociais de produção;
(E) uma das ideias centrais da interpretação marxista da história é a de que não é a consciência dos homens que determina a realidade social.
427 - Considerando a obra de Marx, é INCORRETO afirmar que:
(A) a alienação econômica é o elo comum de todas as formas de alienação e de desumanização;
(B) as crises na sociedade capitalista moderna têm um papel importante na desvalorização do capital financeiro;
(C) toda sociedade é constituída por um modo de produção que independe da vontade dos indivíduos;
(D) no Manifesto Comunista, Marx e Engels explicam por que a luta de classes é o motor da história e o proletariado é o agente mais significativo desta mudança;
(E) a redação do Manifesto Comunista foi concluída em 1848. Naquele período a Europa era agitada pelas reivindicações do movimento operário.
438 - Segundo Durkheim, é INCORRETO afirmar que:
(A) há dois critérios básicos de definição dos fatos sociais: caráter externo (exterior em relação à consciência individual) e coerção (exercida sobre a consciência individual);
(B) representações coletivas exprimem o modo pelo qual o grupo representa a si mesmo e aos objetos que o rodeiam;
(C) os fatos sociais devem ser tratados como coisas e a natureza destes pode ser modificada pela nossa vontade;
(D) solidariedade social refere-se aos laços que unem os membros entre si e ao próprio grupo;
(E) solidariedade mecânica: não há características importantes que diferenciam os membros entre si e em relação ao grupo. solidariedade orgânica: A consciência coletiva apresenta uma menor extensão frente ao indivíduo mais autônomo.
449 - Considerando a obra de Durkheim, é INCORRETO afirmar que:
(A) o direito é um fato externo e índice empírico da solidariedade social. À solidariedade orgânica corresponde o direito penal e à solidariedade mecânica corresponde o direito restitutivo;
(B) o que há de comum em todos os crimes é que eles suscitam contra o seu autor uma pena e a pena tem por função manter a coesão social;
(C) a sociedade é uma realidade sui generis, onde as representações individuais adquirem aos poucos caráter coletivo;
(D) o Estado exerce influência moral sobre os indivíduos, penetrando nas consciências individuais de forma a socializa-las;
(E) as categorias de gênero, espaço, tempo, etc. são de natureza social e não categorias inerentes ao pensamento humano.
4510 - Considerando a obra de Max Weber, assinale a afirmativa INCORRETA:
(A) a análise de uma realidade social deve levar em conta o lugar ocupado pelos valores de uma sociedade, sem fazer julgamento normativo sobre eles;
(B) a ação em sociedade é individual e social ao mesmo tempo. A ação social pode ser instrumental com relação a fins; com relação a valores; afetiva; e tradicional;
(C) a dominação pode ser definida como a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo e expressa a regularidade do conteúdo das ações sociais;
(D) todo tipo de dominação assenta-se sobre um aparato administrativo e sobre a crença compartilhada da legitimidade em que se funda a obediência;
(E) tipo ideal é uma forma de conceito que pode ser identificado na realidade empírica.
4611 - Considerando a obra de Max Weber, é INCORRETO afirmar que:
(A) o racionalismo econômico, ainda que dependa da técnica e do direito racional, é também determinado pela disposição dos homens de adotar uma conduta racional;
(B) o “espírito” do capitalismo se impôs facilmente tendo em vista a mentalidade de vocação para o lucro presente durante a Reforma;
(C) o tipo ideal de empreendedor é um tipo ascético, ele tem como característica evitar a ostentação e despesas consideradas desnecessárias;
(D) faltava ao calvinismo a doutrina da graça da vocação que levasse à racionalização metódica da vida;
(E) o desencantamento do mundo refere-se ao processo de racionalização do mundo moderno que é peculiar ao Ocidente e iniciou-se na religião.
4712 - Segundo Giddens, Marx e Durkheim teriam as mesmas preocupações: a questão do domínio amoral das relações econômicas sobre a sociedade moderna. No entanto, discordariam entre si caso fossem confrontados com a posição weberiana quanto à exigência de objetividade e neutralidade frente a valores nas ciências sociais. Pode-se concluir que:
(A) o enunciado é inteiramente correto;
(B) o enunciado é inteiramente incorreto;
(C) a primeira parte do enunciado é correta e a segunda incorreta;
(D) a primeira parte do enunciado é incorreta e a segunda correta;
(E) o enunciado é correto, exceto pelo fato de que na primeira parte Giddens referia-se a Weber e na segunda parte à posição marxista.
4813 - Para Max Weber, homens como Abraham Lincoln exerceram um tipo de dominação legítima chamado de:
(A) racional-legal;
(B) carismática;
(C) tradicional;
(D) teocrática;
(E) patriarcal.
4914 - A grande obra em que Aléxis de Tocqueville examina a sociedade e a política dos Estados Unidos nas primeiras décadas do século XIX intitula-se:
(A) A Democracia na América;
(B) A Revolução Americana;
(C) O Federalista;
(D) O Antigo Regime e a Revolução;
(E) Viagem à América do Norte.
5015 - A teoria da estruturação altera substancialmente explicações correntes sobre padrões sistêmicos na vida social ao concebê-los como interações institucionalizadas e relações articuladas através do tempo e do espaço. Um dos principais expoentes contemporâneos da teoria da estruturação na sociologia é:
(A) Jonathan Turner;
(B) Aaron Cicourel;
(C) Anthony Giddens;
(D) Pierre Bourdieu;
(E) Harold Garfinkel.
5116 - Para Robert K. Merton, diante de uma disfunção estrutural entre metas culturais e normas institucionalizadas, os indivíduos tendem a adotar modos de adaptação individuais. Um desses modos de adaptação é:
(A) a inovação, quando o indivíduo abandona as normas para alcançar outras normas por meios éticos;
(B) o retraimento, quando o indivíduo desiste das metas e transforma as próprias normas em suas metas;
(C) o ritualismo burocrático, quando o indivíduo desiste das metas e transforma a eficiência quanto às normas em suas metas;
(D) o conformismo, quando o indivíduo se adequa à disfunção social investindo nas metas através de novas normas;
(E) a rebelião, quando o indivíduo abandona as metas por desejar outras normas.
5217 - Um dos textos fundamentais atribuídos a um dos principais autores da chamada “escola e Chicago” é:
(A) “O urbanismo como modo de vida”, de Louis Wirth;
(B) “A questão urbana”, de Robert Park;
(C) “Urbanismo e Vida Mental”, de Georg Simmel;
(D) “A cidade na História”, de Lewis Munford;
(E) “Middletown”, de E. W. Burgess e R.T. McKenzie.
5318 - A tradição em teoria social que avalia a retidão dos atos, escolhas, decisões e políticas por suas conseqüências em relação ao bem estar humano, chama-se:
(A) funcionalismo;
(B) utilitarismo;
(C) pragmatismo;
(D) incrementalismo;
(E) racionalismo.
5419 - Observe a tabela hipotética abaixo: A respeito da tabela, é INCORRETO afirmar que:
(A) como uma matriz de dados brutos, esta tabela dá mais informação do que o necessário à compreensão e poderia ser reduzida;
(B) ao examiná-la, vê-se que à medida que a escolaridade aumenta de “nenhum” para “pós-graduado”, há uma tendência geral de diminuição do preconceito;
(C) ao examiná-la, vê-se que à medida que a escolaridade aumenta de “nenhum” para “pós-graduado”, há uma tendência geral de diminuição do preconceito, com exceção do grupo representado pelo nível de escolaridade secundário;
(D) permite estabelecer uma associação entre nível de escolaridade e preconceito;
(E) ela dá toda a informação necessária para estabelecer a natureza e a extensão da relação entre escolaridade e preconceito.
5520 - Os procedimentos juridicamente organizados fazem parte dos atributos mais extraordinários do sistema político das sociedades modernas. Entre os mais importantes estudiosos da sociologia do direito na atualidade, pode-se citar:
(A) Niklas Luhmann, autor de “Legitimação pelo Procedimento”;
(B) Anthony Giddens, autor de “A Sociedade do Direito”;
(C) Norberto Bobbio, autor de “Gramsci e o Direito”;
(D) Jurgen Habermas, autor de “Sociologia do Direito”;
(E) Norbert Elias, autor de “Direito e Sociologia, Ensaios Exploratórios”.
5621 - “Diz-se com freqüência que a modernidade é marcada por um apetite pelo novo, mas talvez isso não seja completamente preciso. O que é característico da modernidade não é uma adoção do novo por si só, mas a suposição da reflexividade indiscriminada – que, é claro, inclui a reflexão sobre a natureza da própria reflexão.” Este e outros textos em que se desenvolvem noções como “reflexividade”, “dupla hermenêutica” e “estruturação”, são característicos da obra do sociólogo:
(A) Niklas Luhmann;
(B) Anthony Giddens;
(C) Jurgen Habermas;
(D) Pierre Bourdieu;
(E) John Elster.
5722 - “No mundo social brasileiro, o que sempre se espera em qualquer situação de conflito ou disputa é o ritual do reconhecimento que humaniza e personaliza as situações formais, ajudando a todos a hierarquizar as pessoas implicadas na situação” (Roberto DaMatta, A casa & a rua). Uma parte significativa da argumentação de Roberto DaMatta sobre o que denominou de “dilema brasileiro” relaciona-se a:
(A) ausência de individualismo e de cidadania;
(B) personalismo excessivo para compensar a falta de confiança nas interações sociais;
(C) complementaridade entre recursos individualistas e tradição hierárquica;
(D) forte presença do Estado e desorganização da sociedade civil;
(E) ausência de regulação impessoal e igualitária nos conflitos interpessoais.
5823 - Em sociologia “efeitos perversos” significa:
(A) os efeitos de transgressões às expectativas de comportamento;
(B) resultados de ações sociais perversas passíveis de penalização;
(C) a associação entre causas psicológicas e efeitos sociais;
(D) o desvio de uma ação social bem intencionada cujos efeitos terminam por ser perversos para a sociedade;
(E) resultados diferentes dos intencionados por uma ação social.
5924 - Os conceitos que NÃO podem ser relacionados diretamente são:
(A) tipo ideal e dominação carismática;
(B) habitus e tipificação;
(C) solidariedade orgânica e anomia;
(D) mundo vivido e sistema;
(E) modo de produção e classes sociais.
6025 - Alguns provérbios de uso costumeiro no Brasil representam a sociedade brasileira como uma formação social hierárquica e autoritária, onde se deve evitar o conflito. Assinale uma EXCEÇÃO:
a) Cada macaco no seu galho;
b) O bom cabrito não berra;
c) Manda quem pode, obedece quem tem juízo;
d) Quem com ferro fere, com ferro será ferido;
e) Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.