sábado, 21 de abril de 2012

O EXTRATIVISMO VEGETAL DO LÁTEX DO CAUCHO NO VALE DOS RIOS: PARAUAPEBAS E ITACAIÚNAS

O EXTRATIVISMO VEGETAL DO LÁTEX DO CAUCHO NO VALE DOS RIOS: PARAUAPEBAS E ITACAIÚNAS
Arão Marques da Silva[1]
As primeiras atividades econômicas do vale dos rios Itacaiúnas e Parauapebas foi o extrativismo: da borracha do caucho  (Castillôa elástica).  O extrativismo do caucho é descrito por Henri Coudreau em 1897, quando este juntamente, com sua esposa percorre os rios Itacaiúnas e Parauapebas da sua foz nas proximidades do Burgo Agrícola do Itacaiúnas que ficava a 8 km do Pontal[2]. Durante a sua excursão ele depara com uma fauna e flora rica em diversidade de plantas e animais. Observa a presença de uma árvore semelhante à seringueira. O caucho encontrado na região produzia látex de inferior qualidade, e pouco coagulável, em relação à borracha produzida pela seringueira, cientificamente, denominada de Hevea brasiliensis (MONTEIRO, 2006).
É descrita ainda por Coudreau uma grande quantidade de árvores da castanheira que se espalhavam pelas de mata de terra firme. As árvores de castanheiras eram ou são bem mais do que as do caucho. No final do século XIX já havia não-índios (caucheiros e castanheiros) trabalhando com o extrativismo. Estes são chamados de os últimos “civilizados” que ficavam nas matas durante a época da exploração da borracha do caucho e da castanha. Naquela época, a extração da borracha era realizada no período menos chuvoso, pois assim, se produzia uma borracha de boa qualidade.
É bom notar que a atividade econômica da extração da castanha era praticada no período chuva, pois os rios eram os caminhos naturais mais utilizados pelos homens que se aventuravam na mata em busca daquele produto florestal.
Naquela época, havia uma escassez de não-índios na região. No entanto, nas margens dos rios e igarapés foram identificadas barracas de extrativistas passageiros. As atividades econômicas desenvolvidas ao longo Parauapebas pelos não-indígenas eram passageiras.
É importante perceber que exploração do caucho foi à primeira atividade econômica predatória na região. A extração predatória da borracha do caucho é responsável pela extinção desta árvore que teve no início da colonização importância socioeconômica para a região. Ou seja, na literatura do aventureiro Coudreau, a exploração do caucho foi responsável pela extinção desta árvore que teve valor econômico e social para a região, pois a extração do seu látex possibilitou que os primeiros aventureiros se deslocassem para cá.
Os viajantes e naturalistas que desbravaram o rio Parauapebas relatam a presença de barracas de extrativistas de caucho nas margens dos rios: Parauapebas e Itacaiúnas, sendo essas atividades econômicas praticadas na região por não-índios. Assim esses extrativistas permaneciam pouco tempo nas barracas. Isso pelo fato das árvores de caucho eram poucas, a produção também, da borracha era pequena, levando esses extrativistas a subsistirem por pouco tempo nesta atividade econômica.
Naquela época já havia habitações temporárias, pois a exploração do caucho era predatória, ou seja, a árvore era sacrificada e produzia apenas uma vez. Além disso, o extrativismo era sazonal. Os extrativistas ainda tinham que ter muito cuidado para não serem surpreendidos por bravos indígenas que habitavam a floresta. Por isso, estes atores sociais não permaneciam muito tempo na mesma colocação[3].
É importante verificar que o extrativismo se sobressai em relação agricultura camponesa. O próprio Burgo Agrícola do Itacaiúnas[4] foi um fracasso pelo fato do extrativismo vegetal do caucho ser mais rentável do que a agricultura camponesa. No entanto, os sujeitos que ocuparam as margens dos rios tinham seus roçados, mesmo àqueles que se dedicavam ao extrativismo.  Todos mantinham uma relação larga com o extrativismo vegetal e animal, sendo que este último consistia na pratica de mariscar[5].
Portanto, no final do século XIX e na primeira metade do século XX no território que compreende o vale dos rios Parauapebas e Itacaiúnas, as atividades econômicas que predominaram estavam diretamente relacionadas ao extrativismo vegetal da borracha do caucho. É evidente que quando Coudreau navegou pelos rios Itacaiúnas e Parauapebas, não conseguiu associar as anomalias geológicas à existência de algum tipo de minério. Os caucheiros, castanheiros e mariscadores que exploravam a região, por não terem conhecimento geocientífico, também não conseguiram identificar na Serra dos Carajás qualquer anomalia que os levassem a imaginar a presença de minérios e nem mesmo, a presença de savanas metalóficas no platô da serra. Ficando, então, o feito da “descoberta” da mina de Carajás à equipe de pesquisadores do geólogo Breno Augusto dos Santos em junho de 1967.
FONTES:
MONTEIRO, Maurílio de Abreu; COELHO, Maria Célia Nunes e SILVA, Regiane Paracampos da. Alterações entre natureza e sociedade em Áreas do Sudeste do Pará – Brasil: III ENCONTRO DA ANPPAS. Brasília-DF,  23-26 de maio de 2006.
MENDONÇA, Deodoro Machado. Viagem ao Rio Tocantins. Belém, Pará: Editora Grafisa, 1983.

Sugestão de atividades
a) Aponte as primeiras atividades econômicas presenciadas por Henry Coudreau no vale dos rios Parauapebas e Itacaiúnas.
b) Explique, por que os camponeses que moravam no Burgo Agrícola do Itacaiúnas abandonaram as atividades agrícolas, indo se dedicar ao extrativismo?
c)  Aponte os motivos que levavam  os  extrativistas do caucho não ficarem muito tempo num mesmo local.
d)  Explique, por que o caucho (Castillôa elástica) praticamente desapareceu das matas do município de Parauapebas e região.


[1]  O autor deste ensaio é cientista social (sociólogo) com pós-graduação latu-sensu em Tecnologias, Linguagem e Educação Inclusiva pela UFPA; docente na rede de ensino das disciplinas Estudos Amazônicos, Geografia, Educação para a Cidadania.
[2]          Pontal foi o primeiro nome dado à vila de Marabá.  Local onde Francisco Coelho e Francisco Casimiro instalaram em 1896 o barracão Marabá, que deu origem à cidade Marabá.
[3] Acampamento no meio da floresta e perto das árvores de  caucho, seringueiras e castanheiras.
[4] Burgo Agrícola, construído a  8 do Pontal (Marabá) por Carlos Leitão com o apoio do governo do Pará em 1896. A partir deste Burgo que o território do Médio Tocantins passa a pertence  ao Pará. Antes essa área era disputada pelo Maranhão, Goiás e Pará. A disputa por terras entre Carlos Leitão e outros coronéis em Tocantinopólis (GO), hoje (TO), para criação de gado bovino para atender a economia da borracha e mais a expulsão da família Leitão de Tocantinopólis e que vai possibilitar a ocupação desse território por não índios.
[5]  Trabalho realizado por mariscadores, estes sujeitos audaciosos passavam longos períodos na floresta, caçando onça, gato do mato e outros animais. Estes animais eram mortos, suas peles já secas eram comercializadas nas vilas e cidades da região, assim como, na capital do Estado do Pará.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 2012

ATIVIDADE 1 ANO

1) (UFU-2005) Segundo as concepções da sociologia compreensiva, assinale a alternativa correta.

I- A sociedade se opõe aos indivíduos, como força exterior a eles, razão pela quais os indivíduos refletem as normas sociais vigentes.

II- O sentido das escolhas que os indivíduos fazem a partir de uma situação social é fundamental na abordagem sociológica.

III- O indivíduo age socialmente, de acordo com as motivações e escolhas que possui e faz, podendo estar relacionadas ou a uma tradição, ou a uma devoção afetiva ou, ainda, a uma racionalidade.

IV- Os indivíduos orientam-se pelos fatores de ordem institucionais, basicamente, ações diretas, supostamente, dentro de uma convergência entre si.

a) I e II. d) I, II e III.

b) II e IV. e) I e IV.

c) II e III.

2) (UEL-2005) Na Alemanha, um dos representantes mais expressivos da sociologia clássica é Max Weber (1864-1920). Sua obra percorre os variados caminhos da história econômica, passando pelas questões religiosas, pelos processos burocráticos, pela análise da cidade, da música e pela discussão metodológica das ciências humanas e dos conceitos sociológicos. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que para Weber:

a) A classe social deve ser o núcleo de referência da análise, uma vez que se constitui no único coletivo que pode definir intenções e finalidades para as ações sociais.

b) O indivíduo constitui-se no ponto de partida da investigação, por ser ele o único que pode definir intenções e finalidades para seus atos.

c) A totalidade social é condição primária de problematização da vida coletiva, na medida em que define intenções e finalidades para os atores sociais.

d) A multidão é a categoria de base para a construção do objeto, definindo intenções e finalidades para os atos sociais.

e) O ponto de partida da compreensão é a consciência coletiva, que deve ser estabelecida de maneira coercitiva e igual para todos os membros da sociedade.

3) (UEL-2008) Em sua teoria sociológica, Max Weber propõe quatro tipos de puros ideais de ação social, que apresentam sentidos, cuja conexão cabe aos cientistas sociais captar para compreender a realidade social.

Assinale a alternativa correta sobre a articulação dos tipos de ação social propostos por Weber.

a) O procedimento econômico corresponde ao modelo típico de ação racional com relação a fins, pois considera um conjunto de necessidades sob uma quantidade escassa de meios para se chegar ao objetivo pretendido; avalia os meios relativamente aos fins, estes em relação às consequências implicadas e os diferentes fins possíveis.

b) O procedimento cientifico pode ser considerado um modelo típico ideal de ação tradicional com relação a valores, na medida em que os cientistas operam pela lógica da crença na emancipação do homem das mazelas sociais, ate mesmo com certa irracionalidade, como se pode ver na Física e na Química.

c) A ação afetiva típica ideal é a causada pelos sentimentos de ódio, amor, raiva, ciúme, paixão, como se observa na competição individualista das sociedades capitalistas e, por isso, guarda bastante racionalidade combinada com a tradição.

d) A articulação de dois ou mais tipos de ação social não oferece sentidos compreensíveis aos cientistas sociais. Isso ocorre porque os tipos ideais são conceitos limite, que buscam captar realidades totalmente autônomas, como Max Weber demonstrou no estudo da conexão entre a ética protestante e o espírito do capitalismo.

e) As ações sociais opõem aos indivíduos, como força exterior a eles, razão pela quais os indivíduos refletem as normas sociais vigentes.

4) (ELETRONORTE-2006) Considerando a obra de Max Weber, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) a análise de uma realidade social deve levar em conta o lugar ocupado pelos valores de uma sociedade, sem fazer julgamento normativo sobre eles;

b) a ação em sociedade é individual e social ao mesmo tempo. A ação social pode ser instrumental com relação a fins; com relação a valores; afetiva; e tradicional;

c) a dominação pode ser definida como a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo e expressa a regularidade do conteúdo das ações

sociais;

d) todo tipo de dominação assenta-se sobre um aparato administrativo e sobre a crença compartilhada da legitimidade em que se funda a obediência;

e) tipo ideal é uma forma de conceito que pode ser identificado na realidade empírica.

5) (UEL-2008) A Ética protestante e o espírito do capitalismo é um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Max Weber. Nessa obra, o autor evidencia o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Weber

estabelece algumas características da doutrina sobre o desenvolvimento do capitalismo.

Essas características têm como base:

a) os valores do protestantismo como: a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuando de maneira

decisiva sobre os indivíduos para formação de uma nova mentalidade, um ethos propício ao

capitalismo.

b) a motivação do protestante que, segundo Weber, é o lazer enquanto dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo.

c) devoção, indisciplina e o dever.

d) os valores do catolicismo presentes nos indivíduos que revelam a tendência ao racionalismo econômico que predominará no capitalismo.

e) a disciplina voltada para a construção de condutas de comportamento exteriores aos indivíduos.

6) (ENADE-2008) As categorias de poder e dominação são centrais na sociologia de Max Weber. O autor construiu três tipos puros de dominação explicitando os fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada tipo, válidos em diferentes

contextos históricos. Segundo esse autor, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta?

a) A legitimidade da dominação legal racional encontra-se na crença de que o poder de mando tem um caráter sagrado ou herdado do passado.

b) A legitimidade do mando se dá em razão das qualidades excepcionais de um(a) líder.

c) Os aparatos burocráticos, na modernidade, só atrapalham a dominação legal racional, cuja legitimidade deve ser buscada na confiança no chefe.

d) A dominação legal racional legitima-se na crença na validade do estatuto legal, da competência funcional e em torno de autoridades baseadas em uma

ordem impessoal.

e) O ordenamento da dominação legal racional está fixado na tradição e sua violação seria uma afronta à legitimidade do dominante.