quarta-feira, 18 de abril de 2012

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 2012

ATIVIDADE 1 ANO

1) (UFU-2005) Segundo as concepções da sociologia compreensiva, assinale a alternativa correta.

I- A sociedade se opõe aos indivíduos, como força exterior a eles, razão pela quais os indivíduos refletem as normas sociais vigentes.

II- O sentido das escolhas que os indivíduos fazem a partir de uma situação social é fundamental na abordagem sociológica.

III- O indivíduo age socialmente, de acordo com as motivações e escolhas que possui e faz, podendo estar relacionadas ou a uma tradição, ou a uma devoção afetiva ou, ainda, a uma racionalidade.

IV- Os indivíduos orientam-se pelos fatores de ordem institucionais, basicamente, ações diretas, supostamente, dentro de uma convergência entre si.

a) I e II. d) I, II e III.

b) II e IV. e) I e IV.

c) II e III.

2) (UEL-2005) Na Alemanha, um dos representantes mais expressivos da sociologia clássica é Max Weber (1864-1920). Sua obra percorre os variados caminhos da história econômica, passando pelas questões religiosas, pelos processos burocráticos, pela análise da cidade, da música e pela discussão metodológica das ciências humanas e dos conceitos sociológicos. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que para Weber:

a) A classe social deve ser o núcleo de referência da análise, uma vez que se constitui no único coletivo que pode definir intenções e finalidades para as ações sociais.

b) O indivíduo constitui-se no ponto de partida da investigação, por ser ele o único que pode definir intenções e finalidades para seus atos.

c) A totalidade social é condição primária de problematização da vida coletiva, na medida em que define intenções e finalidades para os atores sociais.

d) A multidão é a categoria de base para a construção do objeto, definindo intenções e finalidades para os atos sociais.

e) O ponto de partida da compreensão é a consciência coletiva, que deve ser estabelecida de maneira coercitiva e igual para todos os membros da sociedade.

3) (UEL-2008) Em sua teoria sociológica, Max Weber propõe quatro tipos de puros ideais de ação social, que apresentam sentidos, cuja conexão cabe aos cientistas sociais captar para compreender a realidade social.

Assinale a alternativa correta sobre a articulação dos tipos de ação social propostos por Weber.

a) O procedimento econômico corresponde ao modelo típico de ação racional com relação a fins, pois considera um conjunto de necessidades sob uma quantidade escassa de meios para se chegar ao objetivo pretendido; avalia os meios relativamente aos fins, estes em relação às consequências implicadas e os diferentes fins possíveis.

b) O procedimento cientifico pode ser considerado um modelo típico ideal de ação tradicional com relação a valores, na medida em que os cientistas operam pela lógica da crença na emancipação do homem das mazelas sociais, ate mesmo com certa irracionalidade, como se pode ver na Física e na Química.

c) A ação afetiva típica ideal é a causada pelos sentimentos de ódio, amor, raiva, ciúme, paixão, como se observa na competição individualista das sociedades capitalistas e, por isso, guarda bastante racionalidade combinada com a tradição.

d) A articulação de dois ou mais tipos de ação social não oferece sentidos compreensíveis aos cientistas sociais. Isso ocorre porque os tipos ideais são conceitos limite, que buscam captar realidades totalmente autônomas, como Max Weber demonstrou no estudo da conexão entre a ética protestante e o espírito do capitalismo.

e) As ações sociais opõem aos indivíduos, como força exterior a eles, razão pela quais os indivíduos refletem as normas sociais vigentes.

4) (ELETRONORTE-2006) Considerando a obra de Max Weber, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) a análise de uma realidade social deve levar em conta o lugar ocupado pelos valores de uma sociedade, sem fazer julgamento normativo sobre eles;

b) a ação em sociedade é individual e social ao mesmo tempo. A ação social pode ser instrumental com relação a fins; com relação a valores; afetiva; e tradicional;

c) a dominação pode ser definida como a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo e expressa a regularidade do conteúdo das ações

sociais;

d) todo tipo de dominação assenta-se sobre um aparato administrativo e sobre a crença compartilhada da legitimidade em que se funda a obediência;

e) tipo ideal é uma forma de conceito que pode ser identificado na realidade empírica.

5) (UEL-2008) A Ética protestante e o espírito do capitalismo é um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Max Weber. Nessa obra, o autor evidencia o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Weber

estabelece algumas características da doutrina sobre o desenvolvimento do capitalismo.

Essas características têm como base:

a) os valores do protestantismo como: a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuando de maneira

decisiva sobre os indivíduos para formação de uma nova mentalidade, um ethos propício ao

capitalismo.

b) a motivação do protestante que, segundo Weber, é o lazer enquanto dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo.

c) devoção, indisciplina e o dever.

d) os valores do catolicismo presentes nos indivíduos que revelam a tendência ao racionalismo econômico que predominará no capitalismo.

e) a disciplina voltada para a construção de condutas de comportamento exteriores aos indivíduos.

6) (ENADE-2008) As categorias de poder e dominação são centrais na sociologia de Max Weber. O autor construiu três tipos puros de dominação explicitando os fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada tipo, válidos em diferentes

contextos históricos. Segundo esse autor, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta?

a) A legitimidade da dominação legal racional encontra-se na crença de que o poder de mando tem um caráter sagrado ou herdado do passado.

b) A legitimidade do mando se dá em razão das qualidades excepcionais de um(a) líder.

c) Os aparatos burocráticos, na modernidade, só atrapalham a dominação legal racional, cuja legitimidade deve ser buscada na confiança no chefe.

d) A dominação legal racional legitima-se na crença na validade do estatuto legal, da competência funcional e em torno de autoridades baseadas em uma

ordem impessoal.

e) O ordenamento da dominação legal racional está fixado na tradição e sua violação seria uma afronta à legitimidade do dominante.









Nenhum comentário:

Postar um comentário