domingo, 11 de março de 2012

Prova de Sociologia


E.E.EM. EDUARDO ANGELIM
DOCENTE: ARÃO SILVA
DISCENTE........................................................................................
2º ANO, DATA: 13  de  fevereiro de 2012.

Prova de Sociologia


1- No que dizer respeito à estrutura do mercado de trabalho atual, assinale a opção correta.
a) O mercado de trabalho brasileiro encontra-se claramente dividido entre bons e maus empregos.
b)  A principal consequência da mecanização da produção é a redução da supervisão do trabalho desqualificado.
c)  A informatização reduziu o número de vagas no mercado de trabalho e, simultaneamente, permitiu a ampliação do nível de controle sobre o trabalhador.
d)  A redução de postos nos setores produtivos é resultante da desqualificação do trabalhador.

2- Karl Marx afirma que é possível entender o modo de produção como uma estrutura global constituída de estruturas regionais, tais como: estrutura econômica, considerada a infra-estrutura, estrutura jurídico-política e estrutura ideológica, que são consideradas como superestruturas. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
A)  O modo de produção escravista se caracteriza pelo trabalho servil, em que o senhor vive do sobre trabalho alheio. É caracterizado pela utilização de alta tecnologia e baixa produtividade do trabalho.
B)  No modo de produção feudal, predomina a relação de exploração do trabalho camponês, com a utilização de baixos níveis de tecnologia, mas com alta produtividade.
C)  O capitalismo caracteriza-se pela liberdade e autonomia do trabalhador, que passa ser remunerado de forma justa pelo seu trabalho.
D)  A maior fonte de lucro do sistema capitalista vem da apropriação, pelo empresário, da mais-valia da produção, que pode apresentar-se de duas formas distintas: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.

3- Com relação à evolução histórica do trabalho humano, assinale a opção incorreta.
A)  A primeira grande revolução produtiva no trabalho humano deu-se a partir da invenção do arado.
B)  Na Revolução Industrial, as inovações tecnológicas no setor produtivo foram determinantes para o fim do predomínio do campo sobre as cidades.
C)  O setor de prestação de serviços cresceu substancialmente, logo após a Revolução Industrial.
D)  As revoluções agrícola, industrial e no setor de serviços ocorreram de forma homogênea e com brusca ruptura entre os diversos setores da economia.