domingo, 13 de maio de 2012

1 ANO SOCIOLOGIA, ANEXO RIO VERDE EDUARDO ANGELIM

1º ANO ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA, ANEXO RIO VERDE EDUARDO ANGELIM

1- A Sociologia surgiu no século XIX com o objetivo de compreender a recém-criada sociedade capitalista, que estava sendo consolidada na Europa. Todavia, vários fatores histórico-culturais foram importantes na formação dessa disciplina. Assinale abaixo a alternativa que indica essas transformações.


A) A Independência dos Estados Unidos e a Revolução Puritana.

B) A Reforma Protestante e as Grandes Navegações.

C) A Expansão Territorial de Napoleão Bonaparte e a Revolução Industrial.

D) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

E) A teoria da evolução das espécies e a Unificação Italiana.



2- Leia o trecho abaixo da reportagem do Jornal do Commercio publicada em 11/01/2011.

SEPARATISTAS DO ETA DECLARAM CESSAR-FOGO

O grupo separatista Pátria Basca e Liberdade (ETA) declarou ontem um cessar-fogo “permanente e geral, internacionalmente verificável”. O anúncio foi feito em um vídeo, postado no site do jornal basco Gara. A medida poderia encerrar uma campanha de 42 anos de violência da organização. O governo espanhol desconsiderou o anúncio e exigiu que o ETA se disperse completamente. O ETA afirmou que o cessar-fogo é um sinal de seu comprometimento com um processo de paz definitivo no País Basco e rumo ao fim da confrontação armada. [...] Jornal do Commercio. Recife, 11 de janeiro de 2011. Caderno Internacional, p. 07.

As relações sociais são baseadas em aspectos dinâmicos, que juntos formam os processos sociais. Baseado nessa afirmação e no trecho lido acima, indique a alternativa que apresenta o tipo de processo social do qual trata o texto.

A) Isolamento social.

B) Cooperação social. D) Assimilação.

C) Competição. E) Acomodação.

3. Sobre o conceito de Sociologia é correto afirmar que:

a) Tem por objetivo as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. São fenômenos que estudam a distribuição da renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa.

b) Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.

c) Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo.

d) Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. Envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.

e) Tem por objetivo, a compreensão do mundo e do homem em sua totalidade. Tanto quanto o seu Ser, tanto quanto o seu Dever Ser, ou seja, se caracteriza por uma abordagem universalizante da realidade.

V. O conceito de solidariedade mecânica está baseado na ideia de consciência coletiva, em que sua origem está nas semelhanças entre os membros de uma sociedade. Já o conceito de solidariedade orgânica se fundamenta no princípio da consciência individual que implica maior autonomia e liberdade de ação.

Estão CORRETAS




5- 372 - Tendo em vista a literatura especializada, indique que afirmativa é correta:

(A) as ciências sociais estudam fatos simples, que têm causas simples e que podem ser isoladas para análise;

(B) a sociologia é a ciência que tem por objeto estudar a interação social dos seres vivos nos diferentes níveis (biótico, biossocial, psicossocial e sócio-cultural);

(C) a sociologia é uma tentativa de compreensão dos fenômenos sociais que procura ser isenta de juízos de valor;

(D) por si só, dados estatísticos constituem sociologia;

(E) parte importante da prática da sociologia é desenvolver a imaginação.



6- 383 - Considerando os muitos conhecidos textos introdutórios à sociologia de Peter Berger (Perspectivas Sociológicas) e Wright Mills (A imaginação Sociológica), é INCORRETO afirmar que:

(A) as reconstruções nas ciências sociais são sempre parciais, dependentes de documentos, observações e perspectivas;

(B) para a teoria sociológica tornou-se um problema saber se a ordem social é negociada entre indivíduos ou imposta pelo coletivo;

(C) para Peter Berger, a tarefa da sociologia é transformar o mundo e reformar os homens;

(D) para Wright Mills, a ciência social é um ofício porque o sociólogo não separa o seu trabalho de sua vida;

(E) para Wright Mills, não é recomendável que questões públicas determinem os problemas da sociologia.



7-5. “Para o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), a sociedade prevalece (age) sobre o indivíduo”. ] (TOMAZI, N. D. Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 1993, p. 18).

Sobre a concepção de Sociedade e Sociologia em Durkheim, analise as afirmativas abaixo:

I. A sociedade é definida como um conjunto de normas de ação, pensamento e sentimento que não existem, apenas, nas consciências dos indivíduos.

II. O objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais, que diferem dos fatos estudados pelas outras ciências, pois se referem às regras e normas coletivas que orientam a vida do indivíduo em sociedade.

III. Os fatos sociais são interiores e coercitivos aos indivíduos, ou seja, têm origem na coletividade e são seguidos pelos membros da sociedade.

IV. Para Durkheim, os fenômenos sociais têm origem no indivíduo e se consolidam no conjunto de normas e regras criadas pelas instituições para manter a ordem, que as gerações transmitem umas às outras.

V. O conceito de solidariedade mecânica está baseado na ideia de consciência coletiva, em que sua origem está nas semelhanças entre os membros de uma sociedade. Já o conceito de solidariedade orgânica se fundamenta no princípio da consciência individual que implica maior autonomia e liberdade de ação.

Estão CORRETAS

A) I, II, IV e V.

B) III, IV e V.

C) I, II e V.

D) II, III e IV.

E) I e IV.



8. Por socialização entendemos o processo:

a) Por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.

b) De divisão da riqueza social produzido pelos homens.

c) De construção de laços de afetividade e individualidade.

d) De constituição das individualidades sociais.

e) NDA



Um comentário:

  1. E.E.E.M EDUARDO ANGELIM
    ALUNO:GRAZIELLE RODRIGUES CORREA
    TURMA A
    atividade de solciologia
    1-d
    2-b
    3-d
    5-b
    6-e
    7-a
    8-a

    ResponderExcluir