terça-feira, 26 de outubro de 2010

Notas sobre a globalização, mídias tradicionais e digitais

Notas sobre a globalização, mídias tradicionais e digitais

Por:  Arão Marques da Silva Antonia Batista Moreira Barbosa, Antonio Marcio Batista e Adriana Martins Valadares


Os avanços do capitalismo, principalmente a partir da globalização estão intimamente relacionado ao movimento de expansão do capital e a modernização tecnológica, onde o mercado de trabalho exige cada vez mais que o individuo se especialize naquilo que faz. Que domine as novas tecnologias. A escola e o docente, neste contexto, tem se tornado um instrumento de formação de mão-de-obra, voltado para atender as necessidades do mercado de trabalho. As transformações de modelos e paradigmas produzem crises sem precedentes. As mudanças  aceleradas nos modelos de produção e o aumento da riqueza e do consumo, possibilitaram o  desenvolvimento do capitalismo e proporcionou uma profunda alteração de perfil social da humanidade. Como a racionalidade[1] dos processos tecnológicos chocando-se com a desumanização das ações humanas. Dessa maneira Grinspun define a Educação Tecnológica:

A tecnologia deve ser tratada no contexto das relações sociais e dentro de seu desenvolvimento histórico. Ela é o conhecimento científico transformado em técnica que, por sua vez, irá ampliar a possibilidade de produção de novos conhecimentos científicos (Grinspun, 1999,  p. 49).

Entendo que a Educação neste contexto, tem servido de modelo de racionalização e uniformização das técnicas de produção. A racionalidade tecnológica nada mais é do que a coisificação do trabalhador. O que está acontecendo na escola através da Educação Tecnológica é uma nova política neotecnicista, onde a escola, mais uma vez serve a interesses neoliberais através da formação de mão-de-obra para o sistema produção.
A Educação possibilitar a criação de espaços para o uso de novas formas de linguagem; e o diálogo entre elas ajuda os alunos a trazerem a sua realidade cotidiana para a sala de aula e a se expressarem conforme o seu mundo. Neste sentido, ter acesso às novas tecnologias é um passo importante para utilizá-las em atividades educacionais.  A discussão na escola em torno do uso das novas tecnologias e sua as influências na sociedade ajuda-nos a desenvolver o olhar crítico do aluno sobre o complexo jogo de poder que ela exercer sobre as pessoas.
No entanto, é bom notar que tecnologias como a mídia impressa, a televisão, o vídeo, o rádio, a Internet, a hipermídia são ótimos recursos para mobilizar os alunos em torno de problemáticas, ou então, quando se intenta despertar-lhes o interesse para iniciar estudos temáticos, desenvolver idéia ou trazer novos olhares para os trabalhos em andamento na sala de aula. A integração de tecnologias como: a leitura de palavras, imagens, gráficos, sons, outras mídias  e hipermídia evidencia-se como um elemento fundamental ao desenvolvimento do aluno-cidadão e possibilita sua inclusão social.
Para enfrentar os desafios que as novas tecnologias oferecem, os professores devem promover o diálogo do aluno com o mundo e com todos os tipos de mensagem com as quais convive. Tudo isso pressupõe estabelecer inter-relações entre imagem, leitura e escrita; para que como isso, desperte o olhar do aluno para a cultura da leitura e escrita. Possibilitando, com isso, a integração do livro com as novas tecnologias com vistas ao desenvolvimento da leitura e da escrita.
Com a educação tecnológica, busca-se uma educação que discuta abertamente as tensões criadas pelas mídias para que possa incorporar suas linguagem ao cotidiano da escola. Neste contexto, tecnologias como o hipertexto possibilita o nascimento de novos autores, cujas obras podem ter o alcance multiplicado pela rede. É através dessa multiplicação que o sujeito vai construindo o conhecimento. A idéia de rede é entendida como a interconexão entre computadores no ciberespaço onde todas as vozes podem ser ouvidas, onde flui a intersubjetividade, onde o conhecimento é construído coletivamente.

Uma questão que merece destaque aquilo é a desumanização do homem, não havendo a necessidade do proletário pensar sobre a sua ação. Na empresa, existem os administradores que pensam e desenvolvem projetos que são na grande maioria entrave para o desenvolvimento social do operário. A exclusão do trabalhador, produzir-se-ia uma exclusão social (Tedesco, 2002, p.03).
Assim sendo, para o capitalismo o proletário não deve refletir sobre sua ação, deve apenas executá-las, pois na empresa existe alguém que pensa por ele. A racionalidade não é voltada para a emancipação do indivíduo, mas sim, para possibilitar a exploração do trabalhador pelo sistema de produção vigente.  A racionalidade é voltada para desenvolver no indivíduo competências e habilidades, não possibilitando a problematizar das dificuldades existentes na sociedade. “A tomada de consciência da exclusão não gera uma reação organizada de mobilização. Na exclusão não há grupo contestador, nem objeto preciso de reivindicação, nem instrumentos concretos para impô-la. Como resumiu recentemente uma analista desses fenômenos, enquanto a exploração é um conflito, a exclusão é uma ruptura” (Castel, 1995, p. 147).

Entretanto, cabe a escola, numa sociedade desumanizada como a nossa, discutir a problemática da racionalização das atividades na empresa não com o objetivo de aumentar a produção e  a melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Mas, apenas o enriquecimento dos donos dos meios de produção. Assim a escola, terá cumprido sua função social quando ter a capacidade de transformar seus estudantes em sujeitos críticos que repudie toda forma de preconceito e discriminação e tenham a habilidade de  tomar decisões de caráter técnico, político, social e ético, sem que isso comprometa a sociedade.
Para o debate da inclusão, gravita em torno na perspectiva de que é no pensar e fazer que os processos capitalistas se materializam. A história é feita  por cada sujeito. Neste sentido, cada indivíduo é que faz através de sua pratica o capitalismo existir. O domínio capitalista é exercido por nós e para nós. “Exploradores e explorados pertencem à mesma esfera econômica e social, já que os explorados são necessários para manter  o sistema. A tomada de consciência da exploração pode provocar uma reação de mobilização coletiva” (Tedesco, 2002, p. 04). neste sentido, se todos os que se encontram em situação de exclusão se rebelassem o sistema capitalista seria desfeito e surgia um novo modelo. Os explorados de hoje que se submetem à jornada de trabalho e a disciplina de uma empresa por um salário que não dá para o indivíduo subsistir até o final do mês e aqueles indivíduos que gostariam muito de está  no lugar do explorado. De certa maneira, a inclusão é uma tentativa de promover determinados indivíduos para serem explorados pelo sistema. Neste  sentido, os explorados são os sujeitos privilegiados pelo sistema de exploração. O excluído é fruto da nossa maneira de pensar. 
O discurso oficial de que a escola é para todos, no meu entender não passa de um discurso merocrático. Todos sabemos a educação está a serviço do capitalismo e que a melhor escola define-se em competências e habilidades requeridas pelo mercado. Ou seja, é o mercado que regulariza as relações sociais, inclusive dentro da escola.
Portanto, a Educação é pensada pelo capitalismo e busca universalizar e elevar o padrão do ensino, não porque o sistema capitalista está preocupado com promover o desenvolvimento socioeconômico  e a mobilidade social, mais simplesmente pelo fato de necessitar de mão-de-obra barata e disciplinada e, neste caso, até aqueles indivíduos que têm algumas necessidades  são alistados tanto como explorável, mais fundamentalmente como um exército de reserva. “A exclusão parece haver perdido poder para espanto e indignação em um grande parte da sociedade. (...) os excluídos devem acostumar-se à exclusão. Os não excluídos, também” (Gentili, 2001, p. 51).  É bom notar que para entender a inclusão e preciso entender a exclusão em todos os sentidos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALMEIDA, Elizabeth. PROINFO: Informática e Formação de Professores/Secretária de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo, Cortez, 2003.
CONDURÚ, Marise Teles & PEREIRA, José Almir Rodrigues. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Normas, Critérios e Procedimentos. Belém, NUMA/UFPA, 2006.
GENTILI, Pablo. Escola e cidadania em uma era de desencanto. In: SILVA, Shirley e VIZIM, Marli. Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado das Letras, ALB, 2001. (p.41-56).
GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin.(org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo, Cortez, 1999.
MORAN, Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas. Papirus, 2000.
PAPER, Seymour. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. 3ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
TEDESCO, Juan Carlos. Os fenômenos de segregação e exclusão social na sociedade do  conhecimento. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 117, p. 13-28, nov. 2002.
WEBER, Max. Sobre a Teoria das Ciências Sociais. São Paulo, Editora Moraes Ltda. 1991.


[1] Em relação à racionalidade; Weber compreende  que  a racionalidade é classificada em quatro tipos que são: racionalidade conforme fins  determinados, que esta ligada à intencionalidade da ação do agente social, onde há previsão, calculo, planejamento com os fins da ação; racionalidade conforme valores,  tem haver com valores, crenças, o agente agem conforme suas convicções; afetiva especialmente emotiva que  é determinada pelas emoções do agente social; tradicional que é determinada conforme os costumes.

28 comentários:

  1. O que eu achei muito interessante foi que possibilitaram o desenvolvimento do capitalismo e proporcionou uma profunda alteração social da humanidade... escola: EUCLYDES FIGUEIREDO aluna:MAYLANNA DIAS ARAUJO turma:M3TR02

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  2. Neste contexto eu achei muitas coisas intereçantes que muitos não encontram ideias para descutir como o crescer do capitalismo e a elevação do ensino e da educação para o povo...
    Escola Eduardo Angelim
    Aluna:Ytaiana da Fonsêca Freire Turma:1ºB

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  3. a Educação é pensada pelo capitalismo e busca universalizar e elevar o padrão do ensino, não porque o sistema capitalista está preocupado com promover o desenvolvimento socioeconômico e a mobilidade social, mais simplesmente pelo fato de necessitar de mão-de-obra barata e disciplinada e, neste caso, até aqueles indivíduos que têm algumas necessidades são alistados tanto como explorável, mais fundamentalmente como um exército de reserva.
    Alna:KAMILA ADRIANA 1ªB EDUARDO ANGELIM

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  4. hoje em dia, nós alunos quanto mais nos especializar para o mercado de trabalho melhor,que queren pessoas que possam dominar os novos meios de comunicaçao, meios de tecnologia etc...os mcm tem grandes utilidades para noso crescimento, basta sabermos utilizar...Aluna:Bruna Piuco de Aguiar, da escola Eduardo Angelim.serie:1°b

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  5. Mais uma vez fica claro que o sistema captalista é uma grande "multinacional", onde esta, investe em seus subordinados(população) esperando apenas o restorno como forma de trabalho e o mais-valia. Uma parte importante que tenho a citar é o fato que a sociedade já esta entrelaçada neste sistema, uma ves que na frase "A exclusão parece haver perdido poder para espanto e indignação em um grande parte da sociedade. (...) os excluídos devem acostumar-se à exclusão. Os não excluídos, também”, onde fica claro que si um não quer, tem varios que querem pois , e sempre haverá alguém disposto a receber menos pelo trabalho realizado.
    Leandro Borba M3TR01
    E.E.E.M.General Euclydes Figueiredo

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  6. A Educação é pensada pelo capitalismo e busca universalizar e elevar o padrão do ensino, não porque o sistema capitalista está preocupado com promover o desenvolvimento socioeconômico e a mobilidade social, mais simplesmente pelo fato de necessitar de mão-de-obra barata e disciplinada e, neste caso, até aqueles indivíduos que têm algumas necessidades são alistados tanto como explorável, mais fundamentalmente como um exército de reserva.
    Com as novas tecnologias, entra no mercado de trabalho, quem está mais preparado.E os que não estão, serão explorados...
    Herlem Anny, Shara Saramela
    Escola: Eduardo Angelim
    3º ano A

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. ´ o texto como objeto científico, busca explicar,
    que o capitalismo esta de uma forma ou de outra incumbido
    de mistificar, certos exemplos de trabalhadores, que são explorados pelo sistema que infelizmente assola aqueles que ajudam a construir nossas nações, esses homens que estão subordinados, e se torna uma máxima que para quase todo cidadão trabalhador que vive em sociedade. mas que, a burguesia julgam aqueles, que fazem sua riqueza de individuos prelógicos.
    José bernardo, João otávio, Amanda souza.
    E.E.E.M.Eduardo Angelim
    turma:3 ano A"

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  9. A Globalização é uma forma de todos os países interagir um com o outro em meios tecnlógicos (radio, televisão, celular etc).
    Mas ess globalização como qualquer outra, tem seus pontos positivos e negativos:
    .Positivos é que com a globalização'os países podem ter acesso a mesma tecnologia facilitando o trabalho e a vida de todos .
    .O negativo e que com surgimento de maquinas pode haver com o desemprego devido a independencia que causa no trabalho a respeito do homem!

    E.E.E.M.Eduardo Angelim 3 Ano "A".
    Aryanne Vaz,
    Thais Azevedo,
    Douglas Silva.

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  10. Com o avanço da tecnologia, tudo se tornou mais fácil pra nois estudantes quanto pros outros, abrindo oportunidades de especialização pra todos, onde possibilitou o desenvolvimento do capitalismo e proporcionou inúmeras alterações na vida social e profissional da humanidade.

    Alunas: Samia Caroline / Mª Jecylenne 3º A ...

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  11. LUCAS,FABRICIO E DIEGO...3 ANO A:
    A Educação visada no texto tem como alvo de interesse fatos que nos leva a perceber o papel que sistema capitalista ou social contribui para o mesmo.o texto ainda prevalece de forma vizivel ponto de extrema importância para o meio social que nos cercam,uma vez que depende da educação que temos na escola que futura mente virar a florescer dentro de outras areas.nao podemos esquecer do papel da globalização para o foco que se destaca no texto.concluindo a sim de forma remunerada o ponto que o mesmo destacou relativamente ao fala do assunto.

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  12. A globalização tem seus pontos positivos e negativos,por através da tecnologia(televisão,radio,internet,etc..)são otimos recursos.Más também são armas fatais porque através da internet muitos jovens, adolescentes caem em ciladas e acabam morrendo.alunos do 3° a"A".Adna Lima,Gabriela da Silva Gleidson Matias.

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  13. GLOBALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO.PONTOS DE INTERESSE SOCIAL QUE ANDAM JUNTOS NUMA ESTRADA SEM FIM...



    DIEGO 3 A.

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  14. A escola tem um papel fundamental na formacao do individuo
    preparando-o para o mercado de trabalho, abrindo as portas pra o novo mundo da tecnologia.
    Quando nao estamos preparados para esse mercado tao concorrido passamos a nos sujeitar a humilhacoes e exploracoes. Por isso temos que estar prontos para as divergencias impostas pelo meio, porque outros querem tomar nosso lugar e estao dispostos a serem explorados tanto quanto os que ja sao.
    "Para entender a inclusão e preciso entender a exclusão em todos os sentidos".


    Marcela Linhares Cardoso e Debora de Assis Maciel 3 ano "A"
    E.E.E.M. Eduardo angelin

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  15. A educação é pensada pelo capitalismo e busca universalizar e elevar o padrão do ensino, pois nas escolas também a educação tem um apoio muito grande da tecnologia ajudando o aluno a desenvolver um olhar crítico. Algums meios de comunicação são fundamentais para o aluno-cidadão ser incluso socialmente. Com a educação sociológica tenta-se assimilar a educação aberta criadas pela mídia com o cotidiano da escola.Ter acesso ás tecnologias é um passo importante para utilizá-las em atividade educacionais e se expressarem conforme seu mundo.
    ALUNAS: Zenicleide Melo dos Santos
    Kerlany Pinheiro de Sousa 3ºA
    Escola Eduardo Angelim

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  16. Com o capitalismo as escolas estao se desempenhando em preparar os alunos para o mercado de trabalho, aidea de chegar em uma educacao de qualidade e uma meta a ser alcancada .Para isso as escolas contam com a televisao,livros e internet para chegar em uma educacao onde os alunos possam participar das aulas dando sua opiniao sobre o que esta acontecendo no mundo.Essa ideia e para ter mao-de-obra barata qualificada para o sistema capitalista se desenvolver.
    Tuanny Bezerra Pereira
    3 ano A

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  17. O surgimento do capitalismo provocou e provoca até hoje grandes transformações no mundo. Conforme o texto mencionou o capitalismo trouxe uma revolução tecnológica em várias facetas mundiais, como por exemplo, na economia que por sua vez afeta diretamente o mercado de trabalho. Contudo, isso se torna cada vez mais presente nas escolas uma educação tecnológica globalizada visando preencher os espaços oferecidos no mercardo de trabalho. Podemos afirmar que a educação hoje está universalisada com valores essências de que todos precisam estar a par da informação tecnológica existente no mundo atual. O grande meio para apoiar essa idéia moderna e vital é por meio das escolas que buscam o dever de preparar os alunos pra esses aspecto tão presente e de interesse geral em especial econômico.
    Alunos: Welisson Carvalho
    Warlenson Munhoz
    Deivyson lima
    3º A

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  18. COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA MUITAS COISAS MUDARAM; PRINCIPALMENTE PARA NÓS ALUNOS,ONDE A ESCOLA É O CAMINHO PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ,POIS DEVERMOS ESTA ATUALIZADOS COM ESSAS MUDANÇAS.
    DE CERTA FORMA A GLOBALIZAÇÃO ESTA MAIS AVANÇADA NO QUE DE FATO É BOM PRA SOCIEDADE EM GERAL.

    ALUNAS; LEUCIENE OLIVEIRA, VANESSA NASCIMENTO SERE;3 ano A

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  19. Com o avanço da tecnologia, muitos funcionários foram substituídos por maquinas, obrigando-os a se especializar em suas áreas, como também manuseá-las.
    A escola deixou de apenas educar, para também profissionalizar. Assim diminuiu a formação de opiniões contra a burguesia. Nas empresas foram tirado até o direito de pensar do proletariado, e isso impediu o crescimento e melhoria de vida dos mesmos. Assim, no capitalismo o proletário não deve refletir sobre sua ações e só executa-las.
    Alunos: Oneide Barros - Sara Wellem _ Maycon Barros
    3º A

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  20. A globalização é como um resfriado... afeta todo mundo! Quer direta ou indiretamente!
    Luiz mayk
    3ªA

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  21. Segundo a pregação do Capitalismo, a partir da globalização estão ligadas relacionado ao movimento de expansão do capital e a modernização tecnológica, onde o mercado de trabalho exige cada vez mais que o individuo se especialize naquilo que faz.Por isso que em nossa sociedade atual existe varias pessoas no mercado de trabalho que não estão bem qualificados para exercerem suas funções.
    No entanto, o avanço do capitalismo está relacionada com a educação tecnológica, por tanto a educação tecnológica, busca-se uma educação que discuta abertamente as tensões criadas pelas mídias para que possa incorporar suas linguagem ao cotidiano da escola.
    alunos: Magery brenda e Ozeias Cabral
    E.E.E.M.Eduardo Angelim

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  22. Com os avanços do capitalismo, a globalização tem feito a educação chegar em lugares onde há poucos recursos. Um exemplo: As áreas ribeirinhas já possuem acesso as novas tecnologias.(Rádio,Televisão,Internet,etc...) A globalização possuem seus pontos positivos e negativos..
    A tecnologia está avançada, tanto na área de comunicação quanto ná area da educação...Pois podemos nos comunicar com varias pessoas através da Internet....
    Adriana Dos Santos,Juliana Carolina,Lídia Gonçalves..
    3º ano A.

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  23. Andrê do 2º "A" diz o seguinte, que os movimentos sociais têm um fato muito comum e o fato de denunciarem as contradições existente na nossa siciedade.Por isso a importância dos movimentos sociais.
    Movimentos siciais são muito importante para nossa vida pois sem movimentos siciais não teriamos muito direitos que hoje temos.

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  24. O texto aborda um assunto interessante pois ao acessar a internet ou o ciberespaço o aluno pode obter um crescimento pois nem tudo o se acessa e educativo ou importante para o crescimento pessoal e social, na questao didatica deveria ser mais aceito como ajuda pois ainda e muito criticado, e possui um certo preconceito pois a maioria o usa de forma inadequada, nao o utilizando como ajuda mais como um modo de fazer uma pesquisa rapida sem estudos. Na nossa opiniao os proprios professores deveriam auxiliar seus alunos a melhor utilizar o ciberspaço.



    Iara Angel
    Kaique Carvalho
    2 A Eduardo Angelim

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  25. - Os movimentos sociais sao importates para a sociedade, porque visao lutar pelos direitos, esses movimentos, acontecem por que a sociedade nao esta satisfeita com governo , por que os governantes prometem saude , educacao e moradiia , so que isso nao acontece e faz com que as pessoas se revoltem e assim acontece os movimentos sociais.


    Ana Cristina Pontes 2A Eduardo Angelim

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  26. Escola Eduardo Angelim
    Nayara dutra
    Serie 1 ano B
    Eu achei o texto muito enteressante e muito legal pois o mundo esta girando em torno das industrias,e eu achei legal tambem foi a forma com que falou da televisão,pois eu não viveria sem uma!!!!!!!!!!!!!!!

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  27. Escola Eduardo Angelim
    Julliany Borges 1 ano B
    Eu achei muito legal
    - Os movimentos sociais sao importates para a sociedade, porque visao lutar pelos direitos, esses movimentos, acontecem por que a sociedade nao esta satisfeita com governo , por que os governantes prometem saude , educacao e moradiia , so que isso nao acontece e faz com que as pessoas se revoltem e assim acontece os movimentos sociais.

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  28. Podemos compreender que a cada dia os Países de Terceiro Mundo sacrificam os seus recursos Naturais para transformá-los em matéria prima e exportá-los à Países de Primeiro Mundo por um preço baixíssimo. Percebe-se que as baixas classes sociais estão sempre disponibilizando seus serviços e produtos por um valor pouco merecido e que não paga nem mesmo sua mão-de-obra. Em meio a tudo isto pensamos e procuramos uma solução que no entanto não existe pois sempre haverá os ricos e pobres, os que vendem e os que compram, os empresários e os funcionários, sem falar na grande concentração de riqueza nas mãos de poucas pessoas. Enquanto alguns suprem suas ambições, a maioria não tem nem para suprir suas necessidades, e assim padecem em conseqüência de uma má qualidade de vida. É lamentável, mais é a realidade. A desigualdade existe!!!Em várias partes do planeta, de alguma forma ela já foi vencida, mas isto é o mínimo daquilo que ainda tem pra se conquistar.
    EEEM EDUARDO ANGELIM
    ALUNOS: Ranaiane, Fernanda, Valdejanes e Daniel.
    TURMA: 3° G

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