terça-feira, 26 de outubro de 2010

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A INDÚSTRIA CULTURAL

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL
Por: Arão Marques da Silva

Indústria Cultural é o nome dado na década de 1940 pelos teóricos da Escola de Frankfurt Adorno e Horkhheimer as empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, jornais, rádios, revistas, cinema, televisão e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura popular e erudita num produto comercializado.
Deste modo, Adorno refere-se à indústria cultural:
“Em nossos esboços tratava-se do problema da cultura de massa. Abandonamos essa expressão para substitui-la por ‘indústria cultural’ a fim de excluir de antemão a interpretação que agrada aos advogados da coisa; estes pretendem que se trata de algo como uma cultura surgindo espontaneamente das próprias massas, da forma contemporânea da arte popular. Ora, dessa arte a indústria cultural se distingue radicalmente [...] Na medida em que neste processo a indústria cultural inegavelmente especula sobre o estado de consciência e inconsciência de milhões de pessoas, as massas não são o fato primeiro, mas um elemento secundário, um elemento de cálculo; acessório da maquinaria ” ( ADORNO, 1985: p. 60-70).

A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, que informa e forma indivíduos cada vez mais cedo. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário e idade. Os conteúdos nela existentes possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da consciência, o que tende a provocar alienação.
Diante disso, pode-se perceber este meio cultural como um produto bom que é capaz de mostrar conteúdos reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano e um produto ruim capaz de alienar, ou seja, engessa uma pessoa, levando-a a pensar e agir como lhe é proposto sem qualquer tipo de argumentação.
No Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e culturas estrangeiras no lugar de ensinar e incentivar o interesse sobre a história e as tradições do próprio país. “A televisão como mcm – meio de comunicação de massa, estaria aqui cumprindo seu principal papel: imobilizar e alienar o público...” (TOMAZI, 2000, p. 214). Infelizmente, a triste realidade brasileira é que são focados apenas objetos de compra e venda e não a propriamente cultura no qual esta se propunha.
Portanto, é importante destacar que na sociedade capitalista a produção realizada pela indústria cultural é centralizada no interesse lucrativo, o que impõe um determinado padrão a ser mostrado que transforma o espectador numa pessoa de crítica rebaixada e de mente adormecida. Ou seja, enquanto o proletário trabalha na fábrica, indústria ou comércio, a indústria cultural produz os grandes os produtos culturais de arte que ele ler, ouve ou assiste. O trabalhador não precisa pensar, pois alguém é encarregado de realizar essa função.

Fontes:
Adorno, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
Adorno, T.W.; HORKHEIMER,M. Dialética do esclarecimento . Rio de Janeiro:Zahar, 1985.
Tomazi, N. D. Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000.

63 comentários:

  1. Um texto muito bom e interessante, para nosso aprendizado........Aluna:Bruna Piuco de Aguiar da escola Eduado Angelim da turma 1°B...

    ResponderExcluir
  2. Escola: Eduardo Angelim
    3°G
    Aluno: William França Lima

    No meu ponto de vista a própria sociedade constrói a desigualdade social. Por exemplo, criaram essa tal de cota para pessoas afro-decente e eles os aceitaram, como para com a desigualdade, se nos próprio aceitamos.

    ResponderExcluir
  3. Escola Eduardo Angelim 1º A
    Josilanea Cavalcante Lopes

    Na minha opiniaõ esse texto relata a triste realidade que vivemos, onde " o homem nasce bom por natureza a sociedade é quem o conrrompe" roousseu...mais não devemos nos deixar ser alienados pelos mcm e sim fazer a diferença, pois nós só temos UM MUNDO..

    ResponderExcluir
  4. Escola: Eduardo Angelim
    1°A
    Aluna: Bruna Maria Ribeiro Martins

    Hoje em dia a gente se deixa ser alienados pelos MCM e devido a falta de tempo não temos como mudar isso, mas devemos fazer a nossa parte e se desligar dos MCM.

    ResponderExcluir
  5. Escola: Eduardo Angelim
    1° "A"
    Aluno: Thiago Bleno da Silva

    Eu achei muito interesante
    este texto para a nossa aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. Escola: Eduardo Angelim

    1°A
    Aluno: Savio Amoriim Lustoza ''Vulgo Suco D Fruta''

    A própria sociedade constrói a desigualdade social.

    ResponderExcluir
  7. escola(Eduardo angelim)
    Aluno:Adriano dos santos araujo
    Serie:1ª A
    INDÚSTRIA CULTURAL
    O texto retrata d um assunto que fala das industrias e tanbém fala da televisaõ, a televisão so que saber de bens lucrativos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Angelim
    1°A
    Aluna: Naiara jurich

    Esse texto é muito importante para nois porque se cada joven que em vez de ficar na frete da televisao e fosse ler um livro isso ia ser mais imporante se cada pessoa fossr alem do que pode ser ia ser muito mais importante.

    ResponderExcluir
  9. Escola: Eduardo Angelim
    Série: 1ºA
    Aluna: Bianca da Silva Nascimento
    Muito interessante! Percebe-se hoje em dia a dependência que esses meios de comunicação de massa exercem sobre o nosso dia-a-dia. Difícil imaginar nossas vidas sem computador, internet, televisão, etc. E o pior é que esses mcm ao invés de nos ajudar, muitas vezes nos atrapalha. Visto que muitas pessoas utilizam a internet apenas para fins pessoais e não para o estudo, esse meio de comunicação pode ser muito prejudicial. Porém, ainda existe uma parte da população que se preocupa em manter-se "consciente" e não deixar-se alienar pela influência dos mcm. Interessante também o comentário do William (se me permite a citação). Concordo plenamente com o que ele disse. A desigualdade é provocada por nós mesmos. Essa mania que o ser humano tem de nos dividir através de classes, roupas, musica, etc. só nos mantém cada vez mais distantes da igualdade.

    ResponderExcluir
  10. A elite usa os mcm para alienar os espectadores, sendo assim os mesmos perdem sua capacidade crítica pois o que interessa não é sentir, argumentar ou tirar conclusões apenas aceitar e conformar-se.
    Escola Eduardo Angelim
    Alunas Bianca de Kós Araújo e Ranielly Thais da Hora de Oliveira
    Turma: 1º "A".

    ResponderExcluir
  11. Escola: Eduardo Angelim
    1ª"A"
    Alunas: Bárbara Cristina
    Ágata Macool


    Fala da desigualdade social no Brasil, e como as industrias tentam lucrar apartir da cultura, televisão e comerciais com pessoas lindas e perfeitas e acabam fazendo com que a outra parte da sociedade que a maioria das vezes e pobre se iluda e compre, e prega que corpo bonito é o corpo magro,e que para as pessoas serem bonitas tem que ter essa imagem, e só essa imagem, que é melhor.

    ResponderExcluir
  12. ESCOLA:Escola Eduardo Angelim
    ALUNA:Layanna Martins da Cruz
    SERIE:1 Ano A.

    no meu ponto de vista a industria cultural visa lucrar com a produção de jornais,revistas,radios e etc.
    e um texto muito enformativo todos deviamos ler mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Na nossa opinião a industria cultural e totalmente alienante aos "consumidores",pois ela faz com que as pessoas sejam dominadas através de propagandas,produtos e etc... Por meio de algumas fontes ela faz com que a pessoa consuma cada vez mais e,por isso a cada dia ela aumenta a produção,o que gera mais lucro,pois esse e o seu objetivo.
    Por;Eline Brito Silva E Jacyara Santos de Oliveira
    1 Ano"A" Eduardo Angelim

    ResponderExcluir
  14. Hugo Henrique
    1ª A
    Escola: Eduardo Angelim

    Pelo que podemos entender no texto, ele fala muito sobre as midia de comunicaçao e como elas vem se tornando cada vez mais essenciais em nossa vida e como elas vem se tornando um produto comercial. E segundo Adorno e Horkheimer discutem como essas midias sao capazes de alienar as pessaoas fazendo com que elas "engessa uma pessoa, levando-a a pensar e agir como lhe é proposto sem qualquer tipo de argumentação." como e dito no texto. Estamos nos tornando escravos de Alguem que se encarrega de pensar por nós.

    ResponderExcluir
  15. escola..EDUARDO..ANGELIM
    1°A
    ALUNO...fAbRiCiO ViAnA FiGuerEdO
    ;**O TEXTO FALA SOBRE ASSUNTO MUITO IMPORTANTE..NO QUAL NOS INTERESSA ..MUITO..POIS,NELE FALA SOBRE A"INDÚSTRIA CULTURAL"A INDUSTRIA CULTURAL..NOS INTERESSA MUITO.POIS O Q..SERIA DO MUNDO ..SEM CULTURA.CADA PAIS TEM O SEU CADA REGIÃO TEM A SUA CULTURA..SUAS CRENÇAS E ETC..Ou seja, enquanto o proletário trabalha na fábrica, indústria ou comércio, a indústria cultural produz os grandes os produtos culturais de arte que ele ler, ouve ou assiste. O trabalhador não precisa pensar, pois alguém é encarregado de realizar essa função.

    ResponderExcluir
  16. Escola Eduardo Angelim
    1ºA
    Aluno: Patricia Kelly e Narah Thais

    É muito importante o texto, pois ele foca em produtos que estão em nosso cotidiano como a tv, pois ela é a maior emissora de produto cultural em informa e forma as pessoas cada vez mais rápido.
    No Brasil, essa industria não é homogenia, pois ele não se mistura com as outra industrias, pois só essa industria fornece esses tipos de produtos.

    ResponderExcluir
  17. Escola:Eduardo Angelim
    Aluno: Lucas Carvalho Silva
    Serie: 1ª "A"

    Conpreendi que Indústria Cultural esta em carater capitalista que visa lucrar com jornais,revistas,radio,cinema,televisão e outras formas de descontração.No Basil a Televisão cumpre um papel de imobilizar e e alienar o público.

    ResponderExcluir
  18. A industria cultural se aproveita das fraquezas das pessoas e as usa para ter lucro sobre suas vontades assim as fazemdo comsumir mais$$$$$$$$!!!!!!!!!!!!!
    ESCOLA:Eduardo Angelim
    ALUNA:Stephany kaline
    SERIE:1 ano A

    ResponderExcluir
  19. Eu pude observar que, a Industria Cultural,foi planejada para lucrar atraves da cultura, mais esta acontecendo ao contrario,ela esta ``centralizada no interesse lucrativo``, o que acaba nos deixando uma pessoa na minha opiniao ate mesmo sem conhecimento, pois como diz o texto, ...O PROLETARIO TRABALHA NA INDUSTRIA E PRODUZ OS GRANDES PRODUTOS CULTURAIS, QUE NOS VEMOS,LEMOS,OUVIMOS...ENFIM O FATO E QUE NOS NAO PRECISAMOS PENSAR, POIS ALGUEM JA FEZ ISSO POR NOS.
    Entao nos nos tornamos uma pessoa critica, e muitas vezes de mente adormecida.

    Loys Emanuella
    1 A

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Escola:Eduardo Angelim
    turma:1"A"
    Aluna kayse martins gomes
    bom...entendemos que a industria cultural,Neste processo a industria culturar e muito importante para nosso conhecimento pois precisamos e com ela podemos ficamos mais informados pois nos da a orportunidade de sim enformar por todos meis de comunicação.

    ResponderExcluir
  22. Escola: Eduardo Angelim
    1º A
    Alunos: Carlos Vitor
    Márcio Paiva


    No nosso país a sociedade sofre muita influencia cultural da TV. Pois recebe influência estrangeira,e foca assuntos que não condiz com a nossa relidade brasileira. Por isso que ás vezes somos uma sociedade sem cultura.

    ResponderExcluir
  23. Escola: Eduardo Angelim
    Alunas: Débora Evelyn e Hillary
    Turma: 1°A

    " Pelo o que se tem escrito no texto acima, podemos perceber que é real os acontecimentos citados sobre os mcm que influência a maioria da população.
    Algumas pessoas mudam suas personalidades querendo se tornar algo que na verdade não existe.
    Por isso esse texto abre nossos olhos e nos mostra a realidade."

    ResponderExcluir
  24. Eduardo Angelim - Kleudyzya Bonfim - 1ºA
    NA minha opinião, a indusdria cultural tem sido um grande avanço tecnológico para as sociedades nacionais e internacionais, ou seja no mundo inteiro para o beneficio de todos, como exemplo temos a televisão que nos proporciona informação e entreterimento e é uma forma de aprendizagem pra muitos.Mais como tudo não é perfeito a televisão também influência crianças para o ato da violência como;o crime,o roubo,e as vezes leva-os para o caminho das drogas, ou até mesmo problemas piscológico. existe programas que são adquados para todo tipo de idade;para crianças que são os dezenhos;os adultos e maiores de idade que são as novelas e outros programas.A televisão pra mim sempre vai ser sempre um marco histórico, não só pra mim mais para todos os telespctadores,assim eu espero.

    ResponderExcluir
  25. Angela Flor!
    1 A
    Escola:Eduardo Angelim.

    "Assim como a teória de Adorno e Horkhheimer que definie televisão como algo que aliena e ingressa na pessoa"... Pensso que nós temos o livre hárbito de controlar nossa mente. A televisão é pra ser usado não deixa-la nos usar !!! Pense Nisso....

    ResponderExcluir
  26. Eduardo Angelim
    1°A
    aluna: Adriana silva

    Esse texto e muito interessante para nois todos para nosso apredizado relata sobre a triste realidade brasileira é que sao focadas apenas objetos de compra e venda e não a propriamente cultura no qual esta se propunha. Isso é uma realidade de nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  27. "Louhanne Thays 1ºA"
    "A Indústria cultural esta cada dia mais nos alienando e estamos nos tornado pessoas dependentes dos seus produtos!!!"

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. ESCOLA:Eduardo Angelim
    SALA:1°A
    Aluna: ANA CAROLINA DE A.SOUSA



    O TEXTO FALA SOBRE OS MCM(meio de comunicação de massa)QUE RELATA SOBRE O CAPITALISMO QUE TRANSFORMOU A CULTURA POPULAR EM UM SIMPLES MEIOS DE GANHO DE LUCROS,TENDO ESTE ALIENANDO A TODA POPULAÇÃO QUE SE DEIXAM LEVAR ATÉ MESMO SEM SUA VONTADE POR PROPAGANDAS DE TODOS OS TIPOS E SENDO ALIENADO SEM PENSAR.MAS CABE A CADA UM DE NÓS REVER NOSSO ATOS.

    ResponderExcluir
  30. Aluna:Maria Taize.
    1º"A"
    Escola: Edurado Angelim!

    Eu pensso que a todas esses meios de comunicações serve para nos informar do que estar acontecendo com a nossa sociedade e o nosso mundo o que devemos fazer é ficar a tentos a isso mas a tv também trás algo de ruin então veja o que estar assistindo!!!!(..)

    ResponderExcluir
  31. Escola:Eduardo angelim

    Alunos: Marcio Paiva
    Carlos Victor

    VERSAO D MARCINHO

    oge em dia nu brasil vimos q tm muitas coisa q nos influenciam p/ comprar ii enfluenciamos p/ q outros pssam cmprar
    pr isso q naum s pd fazr nd q a midia nos obs
    iii pr isso q nu brasil a sociedade sofre uma gravii influencia cultural da tv pois recbi uma grand forca estrangeira. ddkd: Arao Silva
    By: marcinho paiva 1ºA

    ResponderExcluir
  32. aluna:Dhessica araujo 1ºa

    A industria cultural,fala sobre a ligaçao da televisao com a mcm,as pessoas deixa se influencia pela televisao.devemos le mais livros e revistas ,acho que tem gente que se passa algo de roubo ou morte querem fazer igual e isso nao e legal.

    ResponderExcluir
  33. Escola: Eduardo Angelim
    Aluna: Raymara da Silva Santos 1ºa
    A indústria culturaa se liga a mcm,e aliena as pessoas sem que elas percebam, por ex:quando anucia um produto, fazendo com que as pessoas achem que precise daqilo que é anuciado para ser legal e discolado; e tambem influencia o racismo quando coloca sempre brancos superiores as negros. E também por os brasileiros trocarem os livros por mcm, influenciando o analfabetismo alto no país.

    ResponderExcluir
  34. E.E.E.M Eduardo Angelin
    Aluna: Thaynan Lopes da Silva
    Série:2º turma:A
    turno:Matutino

    A cultura industrializda ao passar dos anos vem conquistando seu espaço no meio social,contem lucros(capitalismo) e suas desvantagens para quem reconhece-las.Mas tenho minha opiniao de que uma evolução pode contribuir para uma sociedade alienada como a TV.

    ResponderExcluir
  35. Escola:Eduardo Angelim
    Aluno:kassiane silva de Souza
    2ªano "A"

    Na minha opinião o texto é muito legal e interassante,pois fala sobre a dependencia da sociedade de hoje, e como as pessoas são influenciados pela televisão.O Brasil hoje é que invez de insentivar as pessoas sobre a cultura do nosso pais ,ele so trasmite temas estrangeiro,e que o trasnforma as pessoas em apenas objetos de compra e venda.Por isso é importante ter o habito da leitura.

    ResponderExcluir
  36. A sociedade em que vivemos, e a politica nos empulsa a organizar e participar de movimentos socias.A politica por exemplo, revolta a comunidade n�o cumprindo seu papel,ou seja deixando a sociedade insatisfeita e revoltada, � por causa do"mau servi�o"do governo que provoca esse tipo de movimento.

    Raniely Ferreira, S�mia Jordania 2�ano "A" Eduardo Angelin

    ResponderExcluir
  37. Aluno:gefferson de S. Souza e Lucas Barbosa
    1°B

    O texto é muito bom pois retrata a questao da cultura,pois nos ajuda muito nos dias em que vivemos. Ela esta em todo lugar,um exemplo é a televisão que está em nossa casa...

    ResponderExcluir
  38. ESCOLA:EDUARDO ANGELIM, SERIE 1º B, ALUNOS: NAILSON, BRUNA PIUCO,PATRICIA ALVES.

    "A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, Os conteúdos nela existentes possuem mensagens que conseguem escapar da consciência, o que tende a provocar alienação."
    podemos perceber este meio cultural como um produto bom que é capaz de mostrar conteúdos que contribuem para nosso desenvolvimento, é tambem um produto ruim capaz de alienar, levando o individuo a pensar e agir manipulando-o,sem se questionar se o faz crescer(desenvolver) ou não...

    ResponderExcluir
  39. Aluno:gefferson de S. Souza e Lucas Barbosa
    1°B

    O texto é muito bom pois retrata a questao da cultura,pois nos ajuda muito nos dias em que vivemos. Ela esta em todo lugar,um exemplo é a televisão que está em nossa casa...

    ResponderExcluir
  40. Escola: Eduardo Angelim
    alunos: Hugo Ybison e Giliard Soares
    turma:1° B

    O texto é bem interessante pois
    ele nós mostra as desingualdade
    das classe socias.
    E influenciam as pessoas comprarem
    os produtos das industria ou seja
    é a pura propaganda. È um texto otimo para o
    aprendizado.

    ResponderExcluir
  41. Eduardo Angelim
    Aurelio 1ºB


    A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão.È sem duvida uns dos meios de informação que informa todo o mundo em tempo real.Também a TV aliena o telespectador a mudar seu pensamento proprio conduzindo o individo a mudar seu pensamento.

    ResponderExcluir
  42. aluno:Marcio santos
    1º B
    e muito bom ....

    e pq sacome né......

    ResponderExcluir
  43. O texto é muito interessante porque fala sobre a cultura.que a mesma é homogenea ,pois temos,assuntos culturais estrangeiros no lugar de ensinar e insentivar eo interesse sobre a histórias de tradiçoes do nossso pais


    KAMYLA FERRERA!!
    1B EDUARDO ANGELIM

    ResponderExcluir
  44. Escola Eduardo Angelim
    alunos: Tiago da silva
    Ana Paula ferreira
    turma:1°B

    Esse texto ele é muito enteressante para o nosso aprendizado devido o texto nos mostrar caracteristica da industria e a cultura.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. ESCOLA-EDUARDO ANGELIM
    TURMA-1 B
    ALUNO (A)-ERICA MOURA PEREIRA

    BOM PELO O Q EU ENTENDE ESSE TEXTO FALA MUITO SOBRE OS MEIOS DE COMUNICACAO,E COMO ELA AGE SOB CADA SER HUMANO,OU SEJA COMO ELA PODE CONVENCER,INCENTIVAR,MOTIVAR,A FAZER ALGO, A COMPRAR ALGUMA COISA MESMO Q VOCE NAO PRECISE DAQUELA COISA,VOCE COMPRA OU FAZ SIMPLESMENTE PORQUE ALGUEM FAMOSO FAZ,AS PROPAGANDAS SAO TAO FORTES TAO CONVISENTES Q AS VEZES VOCE ACHA Q AQUILO E A UNICA SOLUCAO P/VC.FALA TAMBEM SOBRE AS MENSAGENS SUBLIMINARES,Q AGE SOOBRE O NOSSO SUB-CONCIENTE.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. O Texto é um texto muito objetivo, o tema principal é a televisão, a nossa tv, tem muita influência sobre os jovens, ensinam maneira diferentes de viver de acordo com as normas da sociedade.

    Emerson Bruno 1 B

    ResponderExcluir
  49. Escola=Eduardo Angelim
    Aluno= Marcos Antonio 1 ano B

    Nos dias de hoje e muto comum ver pessoas passar o dia inteiro na tv. Onde essas pessoas so tem a perder seu tempo. Poucas coisas sao tiradas para o nosso dia-a-dia. O que aprendemos com a tv sao coisas que nunca nos servira para nossa vida.A tv tem o a intencao de mudar o pemsamento das pessoas criando uma alienacao. Para cada idade tem um programa especifico, de acordo com a pessoa, para as criancas os desenhos , mulheres a novela e assim por diante.
    A tv quer a audiencia nao importa se o telespectador esta perdendo seu tempo. E outro modo de cultura influente sao os mcm o mais usado e a internet...

    ResponderExcluir
  50. O texto mencionado acima é bem esclarecedor pois mostra que apesar de a industrial cultural ter por objetivo divulgar a cultura popular e erudita ao maior numero de pessoas,principalmente por meio da televisão; a maioria da populacão se centraliza em interesses lucrativo.E como consequência faz com que o espectador fique uma pessoa de critica rebaixada e mente adormecida.

    Bruna Martins e Jesias Duarte . 1B Eduardo Angelim.

    ResponderExcluir
  51. eduardo angelim
    aluno:elvisley da silva nascimento-1-B

    hoje em dia milhares de pessoa passa o dia inteiro na frente de um televisão assistindo besteira,mais outros usam o mcm para se comunicar e saber as noticias que acontece no dia a dia.isso é a evolução que estamos fazendo...

    ResponderExcluir
  52. Eduardo Angelim
    aluno:Elvisley da Silva Nascimento - 1B

    hoje em dia milhares de pessoa passa o dia inteiro na frente de um televisão assistindo besteira,mais outros usam o mcm para se comunicar e saber as noticias que acontece no dia a dia.isso é a evolução que estamos fazendo...

    ResponderExcluir
  53. Escola:Eduardo Angelim
    alunos:Afonso, Raiele e Marcio Santos
    1ºB
    Hoje em dia a tv a internet e todos os meios de comunicacao em geral influenciao muito na apredizagem

    E tambem a midia passa mensagens subliminares para os telespectadores fazendo-nos acreditar no q meramente esta errado ou na verdade resumida ou seja uma ALIENACAO...

    ResponderExcluir
  54. ALUNO: Danilo mendes da silva 1°B
    ESCOLA: Eduardo Angelim



    concluo q com a produção de , jornais, rádios, revistas, cinema, televisão e outras. o telespectador tem suas informaçoes mais rapidas, mais tambem ele fica com pensamentos no q gira no mundo todo, pessoas quando acaba de ver aquilo acabam se espirando na quilo em si proprio e fazendo coisas boa e ruins. como matar, robar, se vingar, ou entao sendo uma pessoa mais com conpromiso com a vida.

    ResponderExcluir
  55. A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, que informa e forma indivíduos cada vez mais cedo.a televisâo esta sendo o meio de imformaçao em nosso dia dia informando o que esta acontecendo no mundo.mas certamente a televisâo tras mals conteudos para nossos pensamentos.

    ResponderExcluir
  56. Ação Digital disse...

    Escola=Eduardo Angelim
    Aluno= RODRIGO NEPONUCENO

    Nos dias de hoje e muto comum ver pessoas passar o dia inteiro na tv. Onde essas pessoas so tem a perder seu tempo. Poucas coisas sao tiradas para o nosso dia-a-dia. O que aprendemos com a tv sao coisas que nunca nos servira para nossa vida.A tv tem o a intencao de mudar o pemsamento das pessoas criando uma alienacao. Para cada idade tem um programa especifico, de acordo com a pessoa, para as criancas os desenhos , mulheres a novela e assim por diante.
    A tv quer a audiencia nao importa se o telespectador esta perdendo seu tempo. E outro modo de cultura influente sao os mcm o mais usado e a internet...

    ResponderExcluir
  57. Esse texto é muito objetivo e explicativo onde nos ensina que a industria cultural são as empresas que trabalham com projetos,jornais etc.Onde eles tentam prender ao maximo a atenção do leitor através dos MCM,como por exemplo a televisão, que é um meio muito usado pela população de todo o mundo!

    EMERSON DE BRITO
    1B EEEM:EDUARDO ANGELIM

    ResponderExcluir
  58. Aluno Willian das Neves
    Eduardo Angelin
    1ºano B


    A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, que informa e forma indivíduos cada vez mais cedo. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário e idade. Os conteúdos nela existentes possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da consciência, o que tende a provocar alienação.

    ResponderExcluir
  59. ...esse tema retrata a pura realidade do brasil,e resume a midia nacional ou melhor a midia individualista que fala de compra e venda e de politica suja um (um marco do congresso), e nao fala das nossas doutrinas, culturas para mudar a cara do brasil, temas sao usado em horas e locais improprios ou inadequados e acaba com o pensamento critico das nossas criancas e ensinam-as a entrar no brasil da sujeira! isso dexa a nossa cultura um caso caotico e uma pergunta fica feita onde esta a nossa cultura..... onde esta a verdadeira cara do brasil......
    yuri sobieski 1 B EDUARDO ANGELIN..

    ResponderExcluir
  60. Um texto muito interessante,pois podemos perceber que de alguma forma o mcm nos manipula,quando passa algum produto na tv,ele nos manipula de uma forma tão intensa que achamos que devemos adquirir a tal produto, uma novela que faz propaganda de determinada marca,induz o consumidor a comprar aquilo.
    Eduardo Angelim Paloma do Santo Souza 1"B.

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. ESCOLA EDUARDO ANGELIM
    ALUNA: KAMILA ADRIANA MONTEIRO DA SILVA
    1ªB
    No Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e culturas estrangeiras no lugar de ensinar e incentivar o interesse sobre a história e as tradições do próprio país.

    ResponderExcluir
  63. Escola:Eduardo Angelim
    Por:Eline Brito Silva,e,Jacyara Santos de Oliveira.
    Série/Turma:1º Ano "A"

    Na nossa opinião a industria cultural é totalmente alienante aos "consumidores",pois ela faz com que as pessoas sejam dominadas através de propagandas,produtos e etc... Por meio de algumas fontes ela faz com que a pessoa consuma cada vez mais e,por isso a cada dia ela aumenta a produção,o que gera mais lucro,pois esse é o seu objetivo.

    ResponderExcluir