quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MOVIMENTOS SOCIAIS

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Por: Arão Marques da Silva[1]

O que motiva tantas pessoas que teimam em se organizar e propor mudanças para a sociedade? O que são os movimentos sociais, e mais, qual à  importância deles para nossa vida cotidiana?

Os movimentos sociais têm em comum o fato de denunciarem as contradições existentes no modo de produção capitalista. Eles questionam e exigem do Estado prioridade direitos tais como: a moradia, a educação, a saúde, emprego, a partilha e a gestão das riquezas, dentre outras. Ou seja, busca uma sociedade igualitária.  Para o sociólogo Reinaldo Dias, “os movimentos sociais têm como características básicas o fato de possuírem clareza e objetivos, programas visando a atingir esses objetivos” (DIAS, 2005, p. 296).

Com o fim do Estado de Bem Estar Social e a implantação do Neoliberalismo, as necessidades básicas do povo são colocadas em segundo plano. Diante da globalização das informações, os movimentos sociais em função das facilidades possibilitadas encontradas pelas novas mídias se multiplicam e mobilizam com a finalidade de intervenção na sociedade.

Os movimentos caracterizam-se por reivindicações diferentes, mas a idéia do movimento social como forma de organização coletiva é extremamente importante no modo de produção capitalista, pois eles conseguem diminuir determinadas necessidades dos mais diversos grupos.

É importante notar que os movimentos sociais manifestam-se onde as políticas públicas não conseguem atender as demandas da sociedade. “O Estado (...) mostra-se incapaz de fazer face às crescentes demandas dos diversos grupos sociais” (TOMAZI, 2000, p. 244). Esses grupos dizem respeito não apenas a serviços sociais básicos, mais há movimentos que propõe mudança na própria gestão pública.
Segundo o que diz Boaventura de Sousa Santos, sociólogo, “as prioridades políticas estão sempre situadas e dependentes do contexto” (Santos, 2005, p. 37). Os movimentos sociais, por sua vez, possuem os interesses mais diversos, não havendo, portanto, uma prioridade na defesa das lutas. Todas são importantes e válidas  no contexto específico que as fazem necessárias.

Portanto, para Alain Touraine, os movimentos sociais caracterizam-se por estes princípios: IDENTIDADE, escolhem uma causa para proteger ou defender; OPOSIÇÃO,  os movimentos sociais luta contra a indiferença ou resistência de determinado grupos ou instituições existentes na sociedade,  TOTALIDADE, representa ou defende interesse de uma coletividade, tudo isso fundamentado em direitos valores básicos tais como: igualdade, fraternidade, liberdade, dentre outras (DIAS, 2005, p. 296).



FONTES:
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2005,
SANTOS, B. S. O Fórum Social Mundial: manual de uso. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
TOURAINE, A. A sociedade pós-industrial. Lisboa: Moraes editores, 1970.
TOMAZI, N. DA. Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000.



[1] O autor do ensaio é sociólogo, pós-graduado latu-sensu em tecnologias, linguagem e educação inclusiva, docente da disciplina sociologia na SEDUC –PA.

44 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa é um movimento que muitos fogem de assumir a responsabilidade e o compromisso com a população...Por que sempre há promessas mas a resolução nunca é comprida e é basicamente isso que me chamou a atenção neste contexto..
    Escola:Eduardo Angelim
    Aluna:Ytaiana da Fonsêca Freire 1ºB

    ResponderExcluir
  3. Os movimentos sociais têm em comum o fato de denunciarem as contradições existentes no modo de produção capitalista.
    um otimo texto que fala dos movimentos sociais que ocorria em plasas publicas entre outros
    aluna:kamila adriana turno:manham turma:B serie:1ª EDUARDO ANGELIM

    ResponderExcluir
  4. Aluna:Bruna Piuco de Aguiar 1°B, Eduardo Angelim! Um ponto que chama muita atenção é"
    É importante notar que os movimentos sociais manifestam-se onde as políticas públicas não conseguem atender as demandas da sociedade. O Estado (...) mostra-se incapaz de fazer face às crescentes demandas dos diversos grupos sociais"pois é o que acontece muito no nosso dia a dia, pensam apenas neles na cobiça, nao conseguindo atender toda a população...um exelente texto, e que retrata o q acontece,"EM NOSSO BRASIL"...

    ResponderExcluir
  5. Escola Eduardo Angelim
    Aluna:Ariane Santos Assunção
    Série:1ºB


    As diferenças sociais estão acopladas com a globalização e o mundo capitalista pelo fato das pessoas quererem prioridades na educação,saúde e segurança a mais que as outras,e isso exige uma competição e com isso não existe uma sociedade igualitária.

    ResponderExcluir
  6. Escola Eduardo Angelim
    Laís de Vasconcelos
    Série:1ºB


    Os movimentos sociais são importantes para nossa vida,pois por meio deles as pessoas se aliam para reivindicar seus direitos,lutando por uma sociedade igualitária.Fazem reivindicações ao estado,só que o mesmo não possui o controle em mão da situação,devido umas pessoas exigirem mais que outras,com isso não se forma uma sociedade com privilégios iguais.

    ResponderExcluir
  7. O mundo hoje esta passando por uma contante globalização, distancias são encurtadas á cada dia que passa,então as esssssscolas hoje estão dessenvolvendo um papel de ensinar e mkanter seus alunos mais atenros a globalização para que possam enfretar um mundo mais atualizado la fora.As reivindicaçoes de direitos hoje tem mudado muito de ums séculos pra ca o que antes a sociedade ficava acanhada para reivindicar seus direitos, hoje a sociedade vai as ruas, fazem reivindicações tudo não perder seus direitos de cidadaos Estevam Pablo 3ºano "A"

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. a cada dia que se passa se torna mais dificiel viver numa sociedade desumana...onde muitos sao priveliagiados e poucos sao rejeitados e os movimentos sociais sao uma forma de acabar com esse tipo de coisa onde as pessoas possuem o espírito altuísta...

    josilanea 1A eduardo angelim

    ResponderExcluir
  10. Gilson:2-ºA Eles questionam e exigem do Estado prioridade direitos tais como: a moradia, a educação, a saúde, emprego, a partilha e a gestão das riquezas, dentre outras.

    ResponderExcluir
  11. A cada dia que passa vemos que não é fácil interagir com a sociedade...
    Mais com o movimentos sociais podemos ver um ponto bem interessante.

    "movimentos sociais manifestam-se onde as políticas públicas não conseguem atender as demandas da sociedade" Além de ser muito importante,é essencial pra nossa sociedade, pois sabemos que tem pessoas que defendem os nossos direitos.


    Tatiele Araújo Cardoso Silva 2ºano "A" Eduardo Angelin

    ResponderExcluir
  12. Diezem que os movimentos sociais têm em comum o fato de denunciarem as contradições existentes no modo de produção capitalista.Mas será que esse é o fato ?
    Nem sempre isso acontece pois nos dias atuais a estado não supre as necessidades de uma povo, nem sempre eles estão presentes na vida da sociedade, que são mais desfavorecidas as das areas meis distantes " Zona Rral,ou vila indígenas. O modo de produção capilista não chega ha todos.
    Então o modo mais facil de de conter as necessidades da um grupo é os Movimentos sociais ou "ongues" que sempre estão do lado da sociedade mais afetada, e não é certp dizer que, Uma Sociedade é sempre prioritara as nessecidades de um povo.

    Escola: E.E.E.M Eduardo Angelim
    Aluno: Rairone Lima
    Turma: 2 "A"

    ResponderExcluir
  13. Bruninho'Sátiro , .2°A É importante notar que os movimentos sociais manifestam-se onde os argumentos de politicas pulblicas se desmanda aos orgaos da sociedade...e quando nos,da sociedade a gente tipo ficamos com o nossos direitos pulblicos...e quando a cada tempo q passa fica mais dificil de se viver numa soicedade desumana como essas aqui,....Abraço...

    ResponderExcluir
  14. O movimento social como forma de organização coletiva é extremamente importante no modo de produção capitalista,o movimento social exige do estado seus direitos como: moradia, educação, saude e emprego. É importante notar que os movimentos sociais manifestam-se onde as políticas públicas não conseguem atender as demandas da sociedade.

    Aluna: Ana Carolina Pontes Série: 2° Turma: A Turno: 1 Escola: Eduardo Angelim

    ResponderExcluir
  15. O texto muito interessante,fala que as "nessecidades do povo sao colocadas em segundo plano". Podendo os movimentos sociais, ajudar nessa organizacao populacional,e ajudar na coletividade social.

    Por:Daniely Sousa Queiroz
    1 turno:2 A

    ResponderExcluir
  16. gilson moreno soares junior 2ºA;
    Os movimentos sociais têm em comum o fato de denunciarem as contradições existentes no modo de produção capitalista....nisso vem as desinguadaes na populaçao i noo mundo... a sociedae é i a politicas tem muito em comun por calsa da mal divisão das rendas.

    ResponderExcluir
  17. Na minha opinião os movimentos sociais é o agrupamento de pessoas reivendicando seus direitos sociais. Onde há movimentos que propõe mudanças na propria gestão. os movimentos sociais sao uma forma de acabar com esse tipo de coisa onde as pessoas possuem o espírito altuísta...

    ALUNAS: Talita Ingrid, Thielly Sâmia
    SERIE: 2º "A" Eduardo Angelim

    ResponderExcluir
  18. Aluna:Scarlat Ferreira Novais
    Escola:Eduardo Angelim.
    Tema:Movimentos Sociais
    Série:2º ano turma:"A"
    Turno:Matutino

    esse texto é de suma importãncia para refletirmos um pouco.e nós alunos e professores do ensino médio temos passado 4 anos participando de um movimento social, justamente para reivindicar direitos, para melhor concluir, vivemos em torno dos movimentos sociais, pois sem eles nunca teremos o porder de reivindicar.

    ResponderExcluir
  19. Entendi que os movimentos sociais surgem a parti das necessidades da sociedade, e que todos eles defendem interesses diferentes, e é caracterizado pelo organização coletiva onde são reinvendicados, geralmente, o direito a saúde, boa educação, emprego, moradia, etc. Um exemplo de movimento social mais popular é o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), esse movimento tem como objetivo a realização da reforma agrária.

    Jackeline Santos de Oliveira 2ºA Eduardo Angelim

    ResponderExcluir
  20. Esse é um texto bastante interresante.Um trecho iumportante a meu ver foi quando o texto nos mostrou que os movimentos sociais foram "criados" para reivindicar a sociedade, outra coisa que me chamou muita atenção é que quando as autoridades não dão conta de suprir as necessiades, a demanda da sociedade eles intevem. E é isso que faz desse movimento, um movimento de caracteristicas e principios de muita garra.

    Eduardo Angelim
    aluna:Ielane de Morais Souza 2ºA

    ResponderExcluir
  21. Escola Eduardo Angelim
    Aluno: Wanderson P.da Silva
    Serie:2º A

    Os movimentos sociais estão ai para reienvindicar os nossos direitos. As conquistas desses movimentos são muito importantes não só para os integrantes dos movimentos mas para toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  22. (Samara de Jesus & Camila Ferreira 2ºA Eduardo Angelim)

    Sabemos que os movimentos sociais são muito importantes,pois cada dia que passa vemos a sociedade lutando por seu direitos e reconhecimento,se nós temos essas atitudes,esse modo de pensar democrático é porque na história tiveram mulheres gente como a gente extremamente corajosos lutando e conquistando de diversas formas o seu espaço.

    ResponderExcluir
  23. OS movimentos sociais se reivendicam por seus direitos sobre a sociedade e se caracterizam nas ideias sociais e é importante o agrupamento organizado de modo na produção social que se torna os movimentos sociais
    aluna:Brenda pinheiro do nascimento.
    2:ano A.

    ResponderExcluir
  24. aluno:Bruno Sousa Santos
    Prof:Arâo Silva

    Os movimentos sociais reinvindicam os direitos dos cidadãos, pois e nosso dever exigilos, desde a moradia a segurança pública visando a vida futura de qualquer cidadão

    ResponderExcluir
  25. O movimento social e de grande importancia em nossa vida pois ele luta pelos direitos e valores basicos da sociedade. Quando o estado nao atende nossas necessidades, por tanto o movimento social tem um papel fundamental onde todos eles lutam por interesses diferentes, cada movimento tem um objetivo a cumprir, que tem como exemplo o MST que luta pelo fim do latifundio e pela reforma agraria do pais.

    Aluna Adriana Souza Silva Serie 2 Turma A Turno 1 Escola Eduardo Angelim

    ResponderExcluir
  26. Bom os movimentos socias tem um fato em comum que é denuciar as contradições existentes no mundo capitalista. Isso é muito imporante , eles quetionarem e exigirem do seu estado os seus direitos como: a educação a sua moradia dentre outras coisas.Ou seja os movimentos buscam uma sociedade igual para todos.
    Aluna: Ana Paula Pereira Mendes. serie: 2 ano A Eduardo Angelim

    ResponderExcluir
  27. Os movimentos sociais persisten em exigir do estado regras
    onde tem em buscar melhoria para a população como saúde, educaçõa moradia etc,e defendendo intereses e direitos básicos como igualdade, sem distinção de raça, sexo ou religião, onde todos tenham os mesmos direitos.
    Os movimentos sociais ocorrem frequentemente em locais onde o governo náo consegue suprir as nescessidades da massa, assim gerando esse tipo de movimento que em alguns casos são extremamente radicais.

    Jean Inacio, Leonardo, Vandiego 2ºA

    ResponderExcluir
  28. Aluno: Gabriel Neto
    Série: 2º A

    OS movimentos sociais se reivendicam por seus direitos sobre a sociedade e se caracterizam nas ideias sociais e é importante o agrupamento organizado de modo na produção social que se torna os movimentos sociais

    ResponderExcluir
  29. Os movimentos sociais questionam e exigem do estado beneficios tais como:Educaçao,Emprego,Saude,moradia etc;
    È importante notar que o movimento social manifestam-se onde as politica publicas não conseguem atender as demandas da sociedade.
    os movimentos sociais nos associa a reevindicar
    os nossos direitos humanos.
    Isso nos leva a lutar cada vez mais pela nossa igualdade em meio a sociedade.No movimento social promessas é o que não falta, mas a resoluçao dessas promessas nunca chega porque muitos faltam com o compromisso e a responsabilidade com a sociedade
    , muitos se importam com a renda mensal ou até mesmo com o estilo ou cor de pele da pessoa com isso passa a suirgir mais conflitos o que só atrasa a nossa sociedade viver de bem uns com os outros.

    ALUNA-ANNYELE SILVA ALMEIDA -2"A"
    DANIELA DOS SANTOS MILHOMEM
    ILANA SUELEM FERREIRA DO NASCIMENTO
    ELIEIDE FERREIRA LOPES

    ESCOLA:Eduardo Angelim.

    ResponderExcluir
  30. movimentos sociais estão no nosso dia a dia.
    no passado houve grandes conquistas através do movimento
    social por exemplo;a mulher a cada dia consegue conquistar
    mais espaço na sociedade. na verdade o que vemos hoje são
    pessoas que prometem mais do que podem fazer, sem compromisso com a população...

    Aline de Araújo Medeiros 2º ano A
    EDUARDO ANGELIM 1º turno.

    ResponderExcluir
  31. Os movimentos sociais e um fator que ajuda a conseguir coisas que os politicos não vê , e assim conseguem seus objetivos átraves do item citado (Movimentos sociais). Por exemplo pessoas que precisam de um ambiente melhor para obter uma vida mais sadia, várias pessoas reivindicam , chamam imprenssa e os lideres politicos assim começam a olhar e resolver essa questão. Os movimentos sociais protege e defendem seus ideais. Charles Gabriel (2ºA) thiago araújo (2ºA)

    Fonte: http://www.webartigos.com/articles/49744/1/ALGUMAS-CONSIDERACOES-SOBRE-OS-MOVIMENTOS-SOCIAIS/pagina1.html#postedcomment#ixzz14PJEiVq2

    ResponderExcluir
  32. Alunos:Erik dos Santos Melo
    Priscila de Almeida Abreu
    Escola:Eduardo Angelim
    Comentario
    Os movimentos sociais ocorrem quando o governo
    não supre as necessidades da sociedade,causando
    transtornos a comunidade fazendo com que eles
    se reunam pera reevindicar seus direitos.
    Todas as pessoas tem direitos a noções básicas de sobrevivencia:casa,comida e emprego.
    Mais esses direitos estão sendo anputados pelo estado que não cumprem com suas obrigações.

    ResponderExcluir
  33. Os movimentos sociais se manifestam por que as autoridades não conseguem atender as necessidades da sociedade,e isso acontece a varias décadas,pois a tempos atrás a sociedade necessitada ajuda desses movimentos sociais.
    Acho que as autoridades devem parar de prometer tanto e agir,pois a cada dia mais a sociedade precisa deles.



    aluna:ANA PAULA FERNANDES 2ºANO "A"

    EDUARDO ANGELIM

    ResponderExcluir
  34. Bom !texto acima comentar sobre movimento sociais ,que tem um papel muito importante na nossa sociedade, pos eles lutam por uma sociedade igualitária buscando atender as demandas da sociedade.

    ALuna:Adriana Coimbra Eliseu Santos 2°A
    Eduardo Angelim

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Aluno:Jonas Oliveira Costa
    Escola:Eduardo Angelim
    Serie:1 ano B

    Comentário:
    O que eu intendi que a Movimentos sociais é uma organização de pessoas para uma mudança na sociedade brasileira uma organização do capitalismo e dos endereces sociais da comunidade como moradias infraestrutura o rendimento ia alimentícia.

    ResponderExcluir
  37. Eduardo Angelim
    Aluno: pablo ramon
    1-B


    Os movimentos sociais se manifestam por que as autoridades não conseguem atender as necessidades da sociedade,e isso acontece a varias décadas,pois a tempos atrás a sociedade necessitada ajuda desses movimentos sociais.
    Acho que as autoridades devem parar de prometer tanto e agir,pois a cada dia mais a sociedade precisa deles.

    ResponderExcluir
  38. Alisson Thiago Ribeiro Martins
    Escola : Eduardo Angelim
    1º ano B


    Bom esse texto nos mostra o tanto que somos presos a industria cultural.Ela está em nossa sociedade as vezes com produtos de má qualidade visando em obter apenas lucro um ex : o meio de comunicação fazendo o publico perder o senso crítico e se tornando um consumidor passivo da mercadoria .

    ResponderExcluir
  39. Nesse texto, podemos observar que a nossa dependencia dos meios de comunicação de massa
    acaba por nos influenciar no que nós fazemos no
    dia a dia, pois, os MCM nos dizem como agir e pensar e sem perceber nois acabamos aceitando o que nos é imposto por eles.

    (Paulo Wagner)
    Eduardo Angelim 1 ano B

    ResponderExcluir
  40. Aluno: Henrique Almeida
    1º ano B
    Eduardo Angelin
    Esse texto nos mostra que O movimento social denuncia as contradições existentes no modo de produção capitalista...
    Em busca de emprego, bem estar entre outras coisas... eles se manifestam onde a política não consegue atendeer a sociedade.

    ResponderExcluir
  41. ESCOLA EDUARDO ANGELIM SERIE 1ºB ALUNOS PATRICIA ,NAILSON, BRUNA PIUCO.
    os movimentos sociais luta contra a indiferença ou resistência de determinado grupos ou instituições existentes na sociedade, TOTALIDADE, representa ou defende interesse de uma coletividade, tudo isso fundamentado em direitos valores básicos tais como: igualdade, fraternidade, liberdade, dentre outras
    MAIS FAZ COM QUE A QUÉM SE PRENDE PERDE SUA EXPREÇÃO

    ResponderExcluir
  42. • Movimentos sociais nada mas é que um grupos de pessoas que se unem para reivindicar seus direitos.Um exemplo, é os sindicatos de professores,médicos, domesticas etc.
    • Os movimentos são fundamentais para construir uma sociedade e também ajuda as pessoas a viverem juntos...
    ESCOLA: Eduardo Angelim
    ALUNS: Raniely Ferreira e Sâmia Jordânia
    SERIE: 2° ano
    TURMA: "A"

    ResponderExcluir
  43. Esse movimentos sociais tem cada década crescido mais i mais , onde seus interesses nem sempre são todo cumpridos porem chamam muita atenção i vem si tornando cada vez mais expressivos i importante na conquista de direito.
    ESCOLA Eduardo Angelim
    Alunos Marcos Costas e Vandenilde Lopes
    Serie 3ºAno
    turma "D"

    ResponderExcluir
  44. Nome:isaac dos santos oliveira
    Turma:M1TR02
    TURNO:TARDE
    1°B
    2°B
    3°E
    4°A
    5°C
    6°C
    7°C
    8°C

    ResponderExcluir